Protótipo do KC-390 pousa em São José dos Campos
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Protótipo do KC-390 pousa em São José dos Campos

KC 390 low Semedo Netto
|

O Programa KC-390 segue com o desenvolvimento do protótipo PT-ZNF, e na última segunda feira registrou um marco, o primeiro pouso do novo transporte militar na sede da Embraer em São José dos Campos, onde a empresa surgiu para o mundo e são fabricadas, entre outras aeronaves, os E-Jets da aviação comercial.

Os funcionários da unidade recepcionaram a aeronave visitante, que permaneceu em solo por algumas horas antes de decolar e retornar a Gavião Peixoto, unidade industrial da Embraer Defesa & Segurança, responsável pelo avião.

Segundo fontes próximas ao programa, o segundo protótipo deverá juntar-se em breve a campanha de voos de ensaios e homologação do tipo.

O primeiro voo do KC-390 ocorreu em 3 de fevereiro de 2015 em Gavião Peixoto. Desde então uma extensa e intensa atividade vem mantendo o primeiro protótipo constantemente no ar. Os afccionados assinantes de serviços como Flight Radar acompanham os voos online pela internet, a informação rapidamente sendo disseminada pelas redes sociais.

Esse tem sido o padrão até o momento, já que a Embraer Defesa & Segurança não se pronuncia oficialmente sobre os avanços do projeto há algum tempo.

Reportagem da TV Brasileira registrou a passagem do novo jato de transporte por São José dos Campos (clique aqui)

O KC-390 está sendo desenvolvido pela EDS para cumprir missões de transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo de caças, outras aeronaves de transporte, ISR, AEW&C e no solo, evacuação Aeromédica (UTI móvel, remoção de feridos), transporte de cargas paletizadas ou veículos leves e médios. ajuda humanitária, lançamento a baixa altura (LAPES - Low Altitude Parachute Extracting System), lançamento de cargas e paraquedistas em todas as altitudes, operação em pistas não pavimentadas e curtas e combate a incêndios florestais, existindo ainda a possibilidade de serem desenvolvidas versões para fins não militares.

Anunciado pela primeira vez na feira de materiais de defesa Latin America Aero & Defence (LAAD), no Rio de Janeiro no ano de 2007, o KC-390 teve na edição de 2009 do mesmo evento a confirmação formal do lançamento do programa.O tipo está equipado com dois motores turbofan Pratt & Whitney, modelo IAE V2500-E5, com empuxo de 31 330 lbf (139 400 N) cada. Utiliza a tecnologia fly-by-wire em sua aviônica e tem capacidade para transportar até 23 toneladas de cargas variadas.

Imagem abertura: Alberto Semedo Neto / Aviação na Web

Imagens artigo: Youtube Ministério da Defesa e EDS



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto