Brasil toma o aniversário do Esquadrão Phoenix apresentar o P-95 modernizado
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >

Brasil toma o aniversário do Esquadrão Phoenix apresentar o P-95 modernizado

P95m Frasseto3
|

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou no passado 19 de fevereiro, no 34º aniversário da Esquadrão Phoenix (2º / 7º GAV), o primeiro exemplar da modernizado aeronave P-95M, recebido em outubro do ano passado. Durante a cerimônia realizada na base da equipe em Florianópolis, os participantes, incluindo veteranos da unidade, testou as capacidades deste aeronave equipada com novos sensores.

Ativado em fevereiro de 1982 na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), província de Santa Catarina, sul do Brasil, o Phoenix foi equipado com os então novos Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha P-95, dividindo a responsabilidade da missão de Patrulha Marítima de superfície e SAR com outros 3 esquadrões similares localizados em Belém (região norte), Salvador (região nordeste) e Rio de Janeiro (região sudeste), restando ao 2º/7º a guarda de todo o Cone Sul do mar jurisdicional brasileiro.

A formatura militar contou com a presença de diversas autoridades civis e militares das três forças, e de veteranos do Esquadrão como o tenente-brigadeiro-do-ar Sérgio Pedro Banbini (Phoenix 03), o mais antigo presente.

Ao lado do tenente-coronel aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior, comandante da BAFL, o tenente-coronel aviador Pierre Gonçalves Bastos fez o uso da palavra para saudar a todos pela passagem do 34º aniversário do Esquadrão Phoenix, que segundo suas palavras vem salvaguardando nosso mar e cuidando da sobrevivência de quem precisa de assistência SAR (Busca e Resgate).

Muito coisa mudou nesses 34 anos. Esquadrões da Aviação de Patrulha da FAB foram desativados, fazendo aumentar a responsabilidade do Phoenix, e um novo vetor foi introduzido em serviço no 1º/7º Gav, Esquadrão Orungan, o Lockheed P-3AM modernizado na Espanha pela Airbus Defense e Space.

Ao mesmo tempo, em um programa de grande relevância, os veteranos P-95 receberam uma importante modernização de seus sensores e suíte de navegação/comunicação, além de uma revitalização estrutural completa.

Foi mantida a mesma plataforma, mas o "recheio" com a nova aviônica introduziu uma substancial melhora no cumprimento da missão, com grande redução na carga de trabalho dos tripulantes e grande aumento na sua consciência situacional.

O modelo resultante, denominado P-95M, conta com o radar Seaspray 5000E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância. Semelhante ao instalado na aeronave P-3 Orion, o novo radar também permite registrar imagens de alta resolução durante a varredura.

Ao final da cerimônia, os veteranos foram convidados para conhecer o primeiro exemplar da aeronave modernizada entregue ao Esquadrão Phoenix em outubro de 2015, o FAB 7103.

O coronel-aviador Rockenbach, antigo comandante do Esquadrão, foi um dos que conheceram a "nova aeronave" por dentro.

Impressionado com a modernização, o oficial expressou seu contentamento com o desempenho do radar de busca Seaspray 5000E e as novas potencialidades do P-95M como vetor de esclarecimento marítimo da Força Aérea Brasileira.

Imagens: Giulliano Bittencourt Frassetto



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto