RF COM e Kuarup desenvolver uma nova linha de barcos para a vigilância das fronteiras
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

RF COM e Kuarup desenvolver uma nova linha de barcos para a vigilância das fronteiras

RVC 8103
|

RF COM anunciou na Eurosatory a sua nova divisao de produtos, embarcacoes para uso fluvial ou maritimo, especialmente adequadas para uso no patrulhamento de fronteiras, caso dos inumeros rios da Amazonia. Segundo Valter Baere, diretor da nova divisao de materiais compostos e embarcacoes (em associacao com o estaleiro Kuarup) "A RF COM esta apta a oferecer no mercado brasileiro e latino-americano uma linha completa de embarcacoes projetadas pela Tampa Defense, empresa norte-americana que transferiu a tecnologia construtiva desses barcos. A linha cobre cascos com dimensoes entre 21 pes ate 38 pes, recebendo no Brasil a denominacao de Borduna".

A RF COM, conhecida por fabricar e integrar Shelters para comunicação, como os sistemas ja entregues para uso nos Jogos Olimpicos Rio 2016 pelas forcas de seguranca, e mais uma empresa brasileira de defesa presente a Eurosatory.

Os Shelters da RF COM têm como características a robustez, com grande resistência estrutural; blindagem eletromagnética (EMI) opcional; isolação térmica, otimizando a eficiência do sistema de climatização; e alta resistência a intempéries. Uma miriade de equipamentos diversos pode ser integrada nessas solucoes, como por exemplo, o Movel Telematico Operacional (MTO), usado pelo Exercito Brasileiro.

A RF COM é classificada como uma empresa estratégica pelo Ministério da Defesa. Com capital exclusivamente brasileiro, a RF COM tem cerca de 80% dos seus produtos com tecnologia nacional. A empresa, que completa 22 anos em 2016, está sediada em São José dos Campos, SP, e conta hoje com 87 funcionários entre engenheiros e técnicos.

O estaleiro Kuarup e uma empresa 100% brasileira com grande experiencia em materiais compostos. A linha de embarcacoes Borduna foi projetada para executar missoes de patrulha, SAR, fiscalizacao, combate, mergulho, apoio logistico, interdicao e operacoes especiais, seja no ambiente maritimo ou fluvial. Oferece pontos para armamento como metralhadoras MAG 7,62mm, resgate pela popa (sem partes moveis externas), aerotransportabilidade total (C-130 ou KC-390), casco, motor e hidrojato 100% nacionais, uso de propulsores diesel (baixa manutencao e consumo), blindagem nivel III ou IIIA, grande velocidade final e aceleracao, sensores opticos(diurno, noturno e termico), ecosonda com mapa 3D (navegacao), GPS com mapas atualizaveis e opcoes de motorizacao posicionados na popa ou centro-rabeta.

"Essas embarcacoes podem atender demandas do Exercito Brasileiro (especialmente em regioes de fronteira), Policias Federal e Estaduais, Bombeiros, Fuzileiros Navais, Marinha do Brasil, Defesa Civil e entidades governamentais. Somente na Amazonia Brasileira, para fins de comparacao, existe uma carencia declarada de pelo menos 600 embarcacoes necessarias para cobrir com eficiencia esse amplo espectro de missoes".

Fotos: Roberto Caifa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto