Brasil perde um Northrop F-5 FM em um acidente em Santa Cruz
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Brasil perde um Northrop F-5 FM em um acidente em Santa Cruz

Leonardo jones FAB4806
|

A Força Aérea Brasileira confirmou na noite da última terça-feira (06/07) a queda de um caça supersônico Northrop F-5FM, de dois assentos, matrícula FAB F-5FM 4806, com perda total de material.

Após sofrer pane hidráulica, o que impossibilitou o acionamento do trem de pouso da aeronave, o piloto em comando comunicou a torre de controle a decisão de ejetar.

O FAB 4806 foi abandonado já dentro do terreno da Base Aérea de Santa Cruz, onde incendiou-se após o choque com o solo.

Equipes de Bombeiros e Resgate da Base Aérea de Santa Cruz no local efetuaram a localização e atendimento dos pilotos ejetados. Os paraquedas funcionaram dentro do previsto.

Ambos os oficiais aviadores foram encaminhados para um hospital da FAB na cidade do Rio de Janeiro, para exames, e passam bem.

A perda de um dos valiosos e raros Northrop F-5FM é muito grave para a Força Aérea Brasileira, em termos de frota, já que o modelo, de dois assentos, cumpre importantes missões de conversão operacional e treinamento das equipagens de F-5EM/FM na FAB. Segundo a Força Aérea, a perda desse exemplar não comprometerá a Defesa do Espaço Aéreo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os cinco exemplares restantes deverão suportar todo o esforço de instrução para novos pilotos de caça da 1ª linha até a entrada em serviço dos novos Saab Gripen NG BR, em 2019. Dessa forma, a modernização das três células biplaces de F-5F, do lote adquirido a Real Força Aérea da Jordânia em 2011, torna-se estratégica.

Imagem: Leonardo Jones



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto