Nuclep entrega a quarta seção do SBR-2
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Nuclep entrega a quarta seção do SBR-2

Img 4918
|

A Nuclebras Equipamentos Pesados S.A* (Nuclep) entregou, no último dia 15 de julho, a quarta seção de um total de cinco que compõem o casco resistente do submarino SBR-2, à Itaguaí Construções Navais (ICN).

Denominada S1, abrange a seção da popa do submarino (a parte mais a ré da estrutura do SBR-2). Nela passará o eixo propulsor onde será montado o hélice.

A cerimônia de entrega aconteceu na Fábrica da Nuclep em Itaguaí e reuniu funcionários da empresa e da ICN.

O diretor industrial da empresa, Liberal Zanelatto, ressaltou a importância do trabalho realizado na Nuclep para o Estado Brasileiro "Esse projeto é muito importante para o País. Eu agradeço a todos dessa equipe. É o trabalho de cada um fazendo com que os resultados apareçam. Esta é uma atividade realizada em poucos lugares no mundo e conseguimos fazer com qualidade no Brasil".

O almirante Francisco Araújo, representante da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogens) e integrantes da diretoria da ICN também participaram da cerimônia.

Liberal destacou ainda o trabalho conjunto entre Nuclep e ICN para a obtenção desses resultados "O evento de hoje serve para consolidar um trabalho de equipe iniciado em 2011 com muitas dificuldades, enquanto nos adaptávamos ao processo de produção francês. Desafios foram vencidos e a complementação de esforços mantiveram a continuidade das entregas, fruto da união entre as duas instituições", concluiu Zanelatto.

As entregas das seções do SBR-2 estão dentro dos prazos desde a primeira peça recebida no início de 2016.

A S2A, seção que completa o casco resistente do segundo submarino, deverá ser entregue em novembro próximo. Quando pronto, será o primeiro submarino com tecnologia francesa integralmente produzido no Brasil, visto que o SBR-1 teve seções e partes produzidas na França.

Este submarino, classe Scorpene customizado para o Brasil, integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que prevê ainda a construção de mais dois submarinos convencionais diesel-elétrico (SBR-3 e SBR-4) e, também, o futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear (SN-BR).

Imagens: Nuclep

(*)Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada no município de Itaguaí (província do Rio de Janeiro), a Nuclep é uma indústria de base produtora de bens de capital sob encomenda, que atua preferencialmente na área de caldeiraria pesada. É uma sociedade de economia mista e seu objeto social é projetar, desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos a usinas nucleares, a construção naval e “offshore” e a outros projetos relacionados com a área de Defesa.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto