AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

Parada militar em Brasilia

Brasil mostra sua sistema Astros 2020 de Avibras no Dia da Independência

13/09/2016 | Brasilia-DF

Roberto Caiafa

O Governo brasileiro apresentou na semana passada durante o desfile comemorativo da Independência do Brasil os veículos lançadores de mísseis e foguetes Avibras Aeroespacial Astros 2020, recentemente entregues as duas corporações. Este sistema de lançamento múltiplo foi uma das principais inovações do desfile realizado em 7 de setembro em Brasília.

O jato de transporte militar Embraer KC-390 abriu o desfile aéreo realizado na Esplanada dos Ministérios em Brasília e liderado pelo presidente Michel Temer.

Outras 23 aeronaves da Força Aérea brasileira também sobrevoaram o evento, entre eles os turboélices Supertucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça, os caças F-5EM Tiger II, o bimotor Embraer C-97 Brasília, o jato especializado U-35A Learjet e os helicópteros de ataque A-H2 Sabre (MI-35M) e transporte/manobra VH-34 Super Puma.

Ao final do desfile, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma apresentação sobre a Esplanada dos Ministérios, com direito a frases escritas com fumaça nos céus da capital federal.

A Marinha e o Exército levaram para o desfile novos equipamentos de artilharia. Armamento de caráter estratégico, foi desenhado para bater alvos como concentrações de tropas, refinarias, complexos industriais ou realizar a defesa de costa (artilharia de litoral) até uma distância declarada de 300 km, quando é empregado o míssil cruise tático AV-TM 300.

Também desfilaram os veículos blindados dos Fuzileiros Navais (Mowag Piranha, Claanf, M-113B, caça tanques SK-105A2S) e o carro de combate principal de batalha do Exército, o KMW Leopard 1A5 BR, mais o VBTP-MR 6x6 Guarani, produzido pela Iveco Veículos de Defesa em Sete Lagoas (MG) e os tradicionais Cascavel e Urutu, ambos fabricados pela extinta Engesa nos anos de 1970 e 1980 do século passado e ainda bastante utilizados.

Entre as tropas das três forças, destaque para as unidades de Forças Especiais (1º BFE, BTL Tonelero, Para-Sar), unidades especializadas de Caatinga, Montanha e Selva, tropas do Corpo de Fuzileiros Navais especializadas com seus equipamentos.

Unidades tradicionalmente presentes aos desfiles em Brasília, como o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, mais conhecidos como Dragões da Independência, despertaram a reação do público presente.

Além do presidente da República e da primeira-dama, Marcela Temer, os ministros da Defesa, Raul Jungmann, da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e da Justiça, Alexandre de Moraes, prestigiaram o desfile. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, também estiveram presentes.

Imagens: Roberto Caiafa, Agência Brasil, Agência Força Aérea, Marinha do Brasil

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje