AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Sistema avançado de visualização integrado ao capacete

AEL vai fabricar um HMD 'Targo' para 'Gripen E' do Brasil e da Suécia

10/11/2016 | São Paulo

Roberto Caiafa

A Saab recebeu da Administração de Equipamentos de Defesa da Suécia (FMV conforme sigla no idioma sueco) encomenda de um sistema avançado de visualização integrado ao capacete (HMD – Helmet Mounted Display), denominado Targo.

O novo sistema será empregado no avião de combate Gripen E da Força Aérea sueca. A encomenda tem um valor aproximado de 119 milhões de coroas suecas, e as entregas vão acontecer entre 2022 e 2026

O Targo na versão Gripen E Será fabricado e fornecido pela empresa brasileira AEL Sistemas (AEL), e também foi encomendado pelo Brasil para equipar os Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB). No Brasil, os caças Northrop F-5EM Tiger II já empregam uma versão do Targo desenvolvida especificamente para a FAB (foto).

Os pilotos equipados com o Targo são capazes de localizar, rastrear, identificar e combater melhor os alvos aéreos e terrestres, uma vez que o sistema proporciona maior consciência situacional e melhores opções para ampliar a capacidade de combate.

Um visor integrado ao capacete exibe informações de voo, tais como altitude e velocidade do ar, além de indicar alvos e fornecer dados de rastreamento que ajudam o piloto.

“Ao mirar o alvo com a cabeça, ao invés de usar toda a aeronave, consigo, rapidamente, acoplar os sensores e mísseis no alvo e obter o máximo desempenho do míssil. Isso torna possível o disparo logo após a detecção e a identificação do alvo, mantendo os olhos constantemente nele. O sistema também é capaz de designar alvos para o piloto, levando-o a uma avaliação mais rápida da situação tática”, explicou Hans Einerth, piloto de ensaios em voo da Saab.

Os sistemas HMD já estão em funcionamento com a atual frota de Gripen da Força Aérea sueca. Com o novo sistema HMD Targo para o Gripen E, os pilotos suecos do Gripen irão dispor de recursos de visualização e indicação noturna.

A AEL é fornecedora para o Gripen NG no Brasil e parceira no programa de transferência de tecnologia como parte do programa F-X2. Além de entregar o sistema HMD, a AEL também fornecerá o Display Panorâmico Inteligente (WAD – Wide Area Display) e o HUD (Head Up Display) para os Gripen NG do Brasil.

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje