AMÉRICA | Tierra
-/5 | 0 votos

Exército Brasileiro garante a industrialização do Projeto Estratégico Guarani

Brasil encomenda 1580 VBTP-MR 6x6 por R$ 5.939.679.681,29

24/11/2016 | São Paulo

Roberto Caiafa

O Projeto Estratégico do Exército Guarani, que versa sobre uma viatura blindada denominada VBTP-MR 6x6, recebeu um importante alento, de acordo com documento do Comando Logístico do Exército Brasileiro publicado no Diário Oficial da União (DOU) e reproduzido neste artigo.

Foram publicados os contratos de encomenda de quatro lotes de viaturas blindadas sobre rodas Guarani 6x6, divididos na proporção de 275, 723, 547 e 35 unidades, mantendo-se assim a capacidade produtiva e manutenção da mão de obra especializada, e garantindo um total geral de 1580 viaturas.

Deve-se ressaltar que, em 2013, quando o projeto foi deslanchado, falava-se em 18,8 bilhões de reais para a produção de 2044 carros até 2031. Mediante os números divulgados, fica claro que o PEE Guarani sofreu um corte expressivo, cerca de 25%, sobre a quantidade planejada de veículos a serem produzidos para atender ao Exército Brasileiro.

Em outra vertente, é possível observar que os recursos para a aquisição foi reduzida a um terço do anteriormente planejado, e pouco menos de seis bilhões de reais serão empenhados na fabricação.

Isso denota que o Exército está agindo de forma criteriosa e por etapas. Primeiro, o montante de viaturas a ser encomendado foi revisto, e depois os recursos necessários para consolidar essa produção, partindo de um valor para o carro standard, assegurados.

Os desenvolvimentos de versões do Guarani, equipados com estações de armas da ARES (REMAX e REMAN), a torreta Platt manual, a torre armada com canhão de 30mm TORCH 30, ou a versão armada com a torre UT30BR (canhão Bushmaster de 30 mm), versões porta-morteiros, ambulância e posto de comando, além do desenvolvimento da versão 8x8 de reconhecimento, deverão ter seus recursos garantidos e anunciados em um segundo momento, ao longo de 2017.

Diário Oficial da União

Galeria de Imagens: Roberto Caiafa / CAEx

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje