Exército Brasileiro abre negociações sobre o C-23B Sherpa visando reativar a sua Aviação de Asas Fixas
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

Exército Brasileiro abre negociações sobre o C-23B Sherpa visando reativar a sua Aviação de Asas Fixas

94 0312 us army short c 23b sherpa PlanespottersNet 354212
|

O Exército Brasileiro está viabilizando a aquisição de quatro aeronaves C-23B Sherpa, de um lote de 11 exemplares colocados a venda pelo Exército dos Estados Unidos da América (US Army).

Essa compra tem como objetivo reativar sua aviação de asas fixas, incrementando o apoio logístico e suporte humanitário em regiões isoladas de fronteira.

“O lote piloto de quatro aeronaves estão destinadas ao Comando Militar da Amazônia (CMA) para emprego em ações de ajuda humanitária nas áreas mais remotas”, afirmou o general-de-exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, chefe do Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG), em entrevista a publicação Diálogo, editada pelo Comando Sul dos Estados Unidos (United States Southern Command).

Segundo o general Theophilo, as características da C-23B Sherpa atendem bem às necessidades militares na região amazônica, por diferentes razões. “Esse é um avião rústico, que pousa e decola em pistas curtas semipreparadas. Essa é uma grande vantagem, visto que as condições do piso na Amazônia variam muito”, explica o general "Além disso, esse modelo possui porta rampa de carga, característica importante tendo em vista a agilidade que proporciona no desembarque. O avião pode levar até duas toneladas e transportar até 30 militares.

As unidades disponíveis para venda foram desativadas no início de 2014, após duas décadas de uso pela Guarda Nacional desse país (US National Guard).

Os reparos nos aviões escolhidos pelo Exército Brasileiro estão sendo realizados em San Antonio, cidade que recebeu uma vista do COLOG, na primeira semana de outubro, para conferir as condições desses equipamentos. Duas aeronaves deverão compor a primeira entrega, ainda sem previsão de data para ocorrer.

“Depois de modernizados, os Sherpa vão suportar um ciclo de vida extendida até 2038. Isso quer dizer disponibilidade para voar a quantidade de horas que queremos e nas condições que almejamos, por 21 anos”, afirmou o general Theophilo".

Dentro de dois meses após a primeira entrega, outros dois exemplares do C-23B Sherpa devem estar concluídos (reparados/revisados). A comitiva do COLOG no Texas contou um representante da AEL Sistemas, empresa brasileira capacitada na manutenção de sistemas tecnológicos em diferentes segmentos, inclusive aeronáutico.

A AEL Sistemas foi identificada como parceira para atuar na manutenção dos C-23B Sherpa no Brasil.

O lote piloto terá como missão demonstrar, após ser submetido a testes exigentes, desempenho satisfatório no Brasil em ambiente amazônico.

Comprovadas as performances do tipo, prevê-se a aquisição futura das outras sete unidades disponíveis, destinadas ao Comando Militar do Norte (CMN) e o Comando Militar do Oeste (CMO). A liberação da venda está em análise pelo Departamento de Defesa (DoD) norte-americano.

“Depois disso, vamos definir os parâmetros e requerimentos da modernização das aeronaves”, explicou o coronel Washington Rocha Triani, do COLOG, que acompanhou o general Theophilo na viagem aos Estados Unidos. "O que está sendo feito nos aviões selecionados nesse momento é, basicamente, a revisão de componentes de aviônica, propulsores, trem de pouso e célula", finaliza o coronel.

Imagens: United States Army/DoD/Mike Fuchslocher



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto