Brasil e Reino Unido vão retomar a parceria no setor de defesa
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Brasil e Reino Unido vão retomar a parceria no setor de defesa

BRAZIL UK statements
|

O assunto norteou a audiência concedida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, ao ministro de Estado para o Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, em Brasília, na última semana. Durante o encontro, os ministros se dispuseram a retomar um acordo bilateral.

Liam Fox iniciou a conversa explicando que foi preciso ajustar os gastos das Forças Armadas britânicas em relação ao orçamento, e discorreu sobre diversas ações implementadas e outras atualmente em curso.

O ministro Jungmann contou que o país atravessa uma crise financeira e lembrou que, entre 2008 e 2009, o governo brasileiro resolveu expandir os gastos e atualmente é necessária a revisão para moldá-los à realidade fiscal.

Jungmann também informou que as Forças Armadas têm em seus quadros militares temporários, com contrato de até oito anos, que representam um custo menor para o erário.

Segundo o ministro, ao término deste período acaba o vínculo e a permanência somente se dará por meio de concurso público.

O ministro brasileiro afirmou que tem mantido diálogos constantes com outros países como forma de assegurar o incremento de produtos de defesa, e o Reino Unido é um tradicional amigo e fornecedor de material de Defesa no mercado brasileiro.

Acordos Brasil x UK

Citando apenas o setor naval como exemplo, a Marinha do Brasil selecionou o míssil Sea Ceptor, da MBDA, para equipar suas futuras corvetas Classe Tamandaré. Trata-se do mesmo armamento destinado as novas fragatas Classe Daring (ou Type 45) da Real Marinha Britânica.

Uma série de fragatas brasileiras utilizam turbinas Rolls Royce Olympus como propulsor, e o helicóptero embarcado por excelência nestes navios, os Agusta Westland Super Lynx, estão atualmente sendo submetidos a mais um processo de atualização de motores, sensores e capacidades, devendo permanecer em serviço armados com mísseis Sea Skua, torpedos e minas anti-submarino.

Imagem: EMCFA/ tenente Maurílio Kelly / MBDA / Real Marinha Britânica



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto