O G-40 Bahia mostra as suas capacidades com quatro helicópteros a bordo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

O G-40 Bahia mostra as suas capacidades com quatro helicópteros a bordo

RVC 4841b
|

O Navio Doca Multipropósito G-40 Bahia atuou pela primeira vez em um exercício operativo na Marinha do Brasil com um efetivo de quatro helicópteros de médio porte durante a comissão Aspirantex 2017.

O navio operou com os modelos UH-15 Super Cougar e UH-12 Esquilo (ambos da Helibras), mais o SH-16 Sea Hawk (Sikorsky).

Pilotos da Aviação Naval, na atualidade, estão abrindo os "envelopes de vento" do navio em voos diurnos, preparando o terreno para o próximo passo, a operação noturna com emprego de NVG (visão noturna).

O atual NDM G-40 Bahia, antigo Siroco, é o segundo LPD da classe Foudre construído para a Marinha da França.

O primeiro deles, batizado de Foudre, foi vendido ao Chile em 2011.

O segundo, o Siroco, foi lançado ao mar em dezembro de 1996, e o projeto que deu origem a classe é relativamente recente e moderno.

O Brasil comprou o Siroco em 2015 por 80 milhões de euros.

Deslocando 12 mil toneladas quando totalmente carregado, o G-40 Bahia têm espaço para acomodar quatro helicópteros Super Puma, oito lanchas de desembarque (ou 12/14 blindados anfíbios tipo CLANF).

O navio também pode transportar entre 100 a 150 veículos/blindados (carregados/descarregados por pontão roll-on/roll-off, e 450 soldados (até 900 tratando-se de curto desdobramento) além da tripulação composta por cerca de 150 militares.

Com um convoo principal capaz de operar quatro aeronaves, mais um convoo a ré que pode operar dois helicópteros de pequeno porte simultaneamente, o G-40 Bahia é servido por um elevador de aeronaves a meia-nau.

Estrategicamente posicionado entre essas duas estações, o elevador também serve ao hangar de viaturas um deck abaixo.

Um hangar de aviação na proa pode receber até quatro aparelhos, os suprimentos e o pessoal de operações aéreas.

O moderno hospital de bordo possui 500 m², dois blocos cirúrgicos e oferece até 51 leitos.

Também existe um gabinete dentário, sala de radiologia, laboratório de biologia e um moderno equipamento de ressonância magnética.

Com um comprimento de 168 metros, boca de 23,5 metros e calado de 5,2 metros, o G-40 utiliza como propulsão dois motores diesel SEMT Pielstick 16 PC 2.5 V400.

O sistema elétrico utiliza cinco alternadores SACM-Unidiesel.

A potência máxima instalada é de 20.800 HP, o que faz com que o navio alcance uma velocidade de até 21 nós.

Para defender-se das ameaças aéreas, o G-40 Bahia emprega três canhões de 30mm Breda-Mauser e quatro metralhadoras de 12,7mm M2-HB Browing.

Também estão disponíveis três reparos para mísseis superfície-ar Simbad, com dois MANPADS Mistral prontos para disparo em cada um.

A classe Foudre foi concebida para operar quatro helicópteros AS-532 Cougar e apoiar a projeção do mar para terra de fuzileiros navais valor batalhão e seus equipamentos.

O navio também pode atuar em missões de caráter humanitário e resgate de nacionais além fronteiras.

Com seu moderno hospital e ampla capacidade de operações aéreas embarcadas diuturnas, o NDM G-40 Bahia é peça fundamental em qualquer assalto anfíbio executado pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil

Imagens: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto