Brasil usará o UAS 500B Nauru contra o crime ambiental e roubo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil usará o UAS 500B Nauru contra o crime ambiental e roubo

O Nauru 500B e as equipes do GRAESP e SEMAS. Foto: Xmobots
|

O efetivo operacional do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (GRAESP), e equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) realizaram novo treinamento de familiarização e operação da Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) Nauru 500B.

A sessão de instrução foi realizada na sede da Xmobots, empresa que fabrica o Nauru 500B. A ARP foi projetada, entre outras funções, para atuar em ações de combate a crimes ambientais, crimes contra o patrimônio, etc.

Em agosto do ano passado o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará já havia realizado um curso de piloto/operador de sistema de aeronave remotamente pilotada (RPAS) para 10 alunos, ministrado pela XMobots.

Servidores militares (PM/BM) e civis da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) também receberam o treinamento, naquela ocasião.

O Nauru 500 recebeu o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) em 2013. Trata-se de uma ARP de asa fixa que pesa 15 quilos e pode alcançar até 78 km de distância do seu ponto de partida.

O modelo foi desenvolvido para realizar o monitoramento de grandes áreas (acima de 200 km²), e apresenta uma autonomia média de 8 horas, sendo capaz de sobrevoar até 1200 Km² por voo.

Além dos sensores convencionais como câmeras de altíssima resolução, RTK e câmeras termais, o Nauru pode receber câmera Gimbal e telêmetro laser, graças a sua alta capacidade de payload.

Outro diferencial é a possibilidade de decolagem com catapulta e pouso com paraquedas e airbag, minimizando consideravelmente os riscos de danos durante operações em campo.

O Nauru 500 tem como principais características uma autonomia de oito horas de voo; possui câmera de 36 megapixel; payload de até 4,5 Kg; pode ser lançado por catapulta ou decolagem convencional (radiocontrole); pouso por paraquedas (com auxílio de airbag) ou trem de pouso; estrutura em kevlar.

Imagens: Xmobots / GRAESP



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto