Jungmann destaca o trabalho do Brasil no Haiti e no Líbano
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Jungmann destaca o trabalho do Brasil no Haiti e no Líbano

Cerimônia 209 anos do Corpo de Fuzileiros Navais. Foto: Felipe BarraMD
|

O Corpo de Fuzileiros Navais comemorou 209 anos com a realização de cerimônia na Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira.

Durante a homenagem, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou a importância dos fuzileiros no âmbito das Forças Armadas.

Jungmann lembrou a contribuição nas operações de paz das Nações Unidas.

“No Haiti, um grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, tipo unidade anfíbia, com 180 fuzileiros navais, cujo rodízio é realizado a cada seis meses, integra o contingente brasileiro na Minustah. Além dessa participação há oficiais compondo o Estado-Maior da missão”, contou.

Já no Líbano, “onde o Brasil exerce o comando da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, fuzileiros navais dedicam-se ao cumprimento de missões no Estado-Maior dessa Força-Tarefa e a bordo de seu navio-capitânia (atualmente a Fragata Liberal), que será substituída pela Fragata União, no próximo dia 15”, disse.

Aniversário dos Fuzileiros

O ministro chegou ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e foi recebido pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Ambos acompanharam a cerimônia no pátio principal.

Em discurso, Jungmann destacou que há exatos 209 anos “a Brigada Real da Marinha de Portugal, origem do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil, desembarcava no Rio de Janeiro acompanhando a família real portuguesa”.

O ministro lembrou que em 1808 ocorreu “o batismo de fogo dos fuzileiros, na expedição à Guiana Francesa, que resultou na tomada de Caiena dos invasores franceses”.

Nos tempos atuais, os fuzileiros navais estiveram atuando em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e nas vistorias dos presídios. A força naval também esteve presente nos grandes eventos ocorridos no Brasil, como a Rio + 20, Copa das Confederações e Copa do mundo Fifa 2014, e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos ocorridos no ano passado.

O Corpo de Fuzileiros Navais é uma força de pronto emprego. Atualmente tem 17.540 militares, sendo 16,5 mil praças e 950 oficiais concursados e preparados para o combate em terra, mar e ar.

Os fuzileiros passam por rigoroso treinamento físico para manter a capacidade de atuar como força expedicionária, fazendo uso da versatilidade e de agilidade.

Para visualizar parte do armamento e equipamento do CFN, clique aqui.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto