Ares irá apresentar o seu TORC30 na feira em defesa do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Ares irá apresentar o seu TORC30 na feira em defesa do Brasil

VBTP-MR 6x6 Guarani armado com a torre TORC30. Imagem: ARES Aeroespacial
|

A Torre Operada Remotamente e Estabilizada para Canhão 30 mm TORC30, da Ares Aeroespacial, foi projetada para ser utilizada em viaturas blindadas sobre rodas ou lagartas.

O sistema permite a pontaria em elevação e azimute (e o tiro) do canhão Rheinmetall Defence Mk 30-2/ABM (30mm).

Sensores optrônicos permitem a observação, reconhecimento e identificação de alvos diuturnamente. O armamento é estabilizado e realiza o tiro em movimento, cobrindo um raio de 360º.

A operação é feita a partir do interior da viatura por meio de comandos eletrônicos.

Capaz de atuar em combate terrestre e como arma antiaérea de curto alcance, a TORC30 tem como objetivo proteger as colunas blindadas durante seus deslocamentos no terreno, tanto de ameaças no solo (tropas e veículos) quanto no ar (helicópteros e drones de ataque).

Para esse fim, o canhão Rheinmetall Defence Mk 30-2/ABM pode disparar munições com kit ABM (Air Burst Munition), ou penetradoras de blindagem, do tipo Abm/Ketf 30mm x 173 ammunition/PMC308, ou ainda a novíssima munição PELE–“penetrator with enhanced lateral effect”.

A munição APFSDS-T (armour-piercing fin-stabilized discarding sabot-tracer), capaz de perfurar blindagens leves usando um penetrador de tungstênio também pode ser disparada.

Para combater alvos aéreos (função principal da versão brasileira), é empregada a Rheinmetall’s airburst ammunition (ABM) em calibre 30mm.

Baseada na tecnologia Ahead, desenvolvida para uso pela OTAN/NATO, cada tiro ABM contém um grande número de submunições e um fuso programável, abastecido com informações fornecidas pelo computador de tiro no momento do disparo (o fuso é programado eletricamente quando corre pelo tubo da arma).

Esse sistema mede a velocidade do tiro e identifica o melhor ponto futuro para a detonação da cabeça de guerra.

Esse processo é continuamente atualizado antes do projétil sair pela boca do cano, garantindo assim uma rajada de fogo "inteligente" capaz de destruir qualquer alvo aéreo, manobrando ou não.

A TORC30 tem um peso previsto de 2250 kg, incluindo proteção balística para o conjunto de sensores composto por uma câmera CCD diurna e câmera termal noturna.

A torre tem um campo de tiro horizontal de 360º e vertical de -5º/+85º.

Sua altura máxima é de 700 mm, mantendo assim um perfil mais baixo (assinatura visual) se comparado com outros veículos da mesma categoria 6x6.

O projeto e desenvolvimento desse sistema de armas do Programa Estratégico do Exército VBTP-MR 6x6 Guarani deverá registrar novidades na LAAD Defence & Security 2017, ocasião em que o protótipo com a torre TORC30 instalada deverá ser apresentado oficialmente.

Imagens: Roberto Caiafa / Rheinmetall / IVECO Veículos de Defesa / ARES Aeroespacial



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto