menú responsive
AMÉRICA | Defensa
-/5 | 0 votos

LAAD 2017

Emgepron lança 500-BR NPA para mercados africanos, asiáticos e latino-americanos

O NPa 500-BR patrulhando o litoral brasileiro. Concepção: EMGEPRON

O NPa 500-BR patrulhando o litoral brasileiro. Concepção: EMGEPRON

13/04/2017 | Rio de Janeiro

Roberto Caiafa

A Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), empresa pública vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio da Marinha do Brasil (MB), apresentou na LAAD Defence and Security 2017 uma nova versão do navio patrulha de 500 toneladas (NPa 500-BR), destinada ao mercado brasileiro e com possibilidade de exportações para países da África, América do Sul e Ásia.

O desenvolvimento do projeto básico de engenharia do NPa 500-BR decorre de parceria firmada entre a Emgepron e o Centro de Projetos de Navios (CPN), da Marinha. A embarcação mede 57 metros, alcança velocidade máxima contínua de 20 nós e está armada com um canhão 40 mm L/70 na proa.

Destinado ao emprego na vigilância e defesa do litoral, de áreas marítimas costeiras, no apoio a operações terrestres e na defesa de portos, o NPa 500-BR também pode participar de operações de fiscalização da Zona Econômica Exclusiva, busca e salvamento, proteção de plataformas petrolíferas, e na prevenção e repressão de delitos ambientais.

O projeto conta com diversos sistemas oriundos da capacitação tecnológica da MB e da indústria nacional, com destaque para os Sistemas de Controle Tático - SICONTA, de Controle de Avarias  (SICAV), e de Controle e Monitoração da Propulsão (SCMP), e ser dotado de munição calibre 40 mm produzida no Brasil.

O projeto também admite, como opcionais, a instalação de medidas de apoio à guerra eletrônica (MAGE) e lançador míssil superfície-ar (MSA).

O Projeto Básico de Engenharia do NPa 500-BR encontra-se agora na fase de prontificação, precedendo o início da sua construção.

Espera-se para esse programa amplo envolvimento de diversas empresas brasileiras, geração de empregos no setor de construção naval e desenvolvimento da indústria nacional.

Imagens: Roberto Caiafa/Emgepron

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje