Embarque do KE na Seção 4 do S-BR1 Riachuelo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Sistemas (Portugués) >

Embarque do KE na Seção 4 do S-BR1 Riachuelo

Técnicos e ingenieros de ICN posan en la sección de casco S4. Foto: ICN
|

O Programa de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB) anotou um grande avanço na faina de construção dos submarinos convencionais S-BR.

As equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) concluíram com êxito a manobra de embarque do KE, sistema responsável pelo manuseio dos tubos de torpedo do submarino.

Pesando quase 20 toneladas e ocupando cerca 80% do interior da seção de casco S4, a manobra foi planejada minuciosamente para que o módulo percorresse os trilhos, especialmente instalados no interior da seção, no mais perfeito alinhamento e sincronismo, posicionando o KE na parte de vante do submarino.

A seção de casco de vante S4 abriga os equipamentos relacionados ao embarque, guarda e manobra dos futuros torpedos, cuja capacidade de lançamento, em síntese, é o propósito final do submarino.

Todo planejamento foi seguido à risca e, mesmo sendo a 1ª vez que tal manobra foi realizada no Brasil, sob os olhares atentos da Marinha e da DCNS, tudo ocorreu dentro do programado, a operação completa durando cerca de 3 horas, sendo sua execução muito elogiada ao término do embarque.

Tal sucesso deve-se ao comprometimento das equipes da UFEM, em trabalho conjunto com os técnicos e engenheiros da DCNS. Ambos os times vêm mostrando grande maturidade e sinergia na absorção da tecnologia, um dos pontos principais do projeto.

A conclusão dessa importante etapa é mais um passo para que o cronograma de finalização do primeiro S-BR1, o Riachuelo, seja fielmente cumprido dentro dos prazos que preveem o seu lançamento ao mar no segundo semestre de 2018, com o início dos testes de porto e mar (HAT-SAT) sendo iniciados logo a seguir.

Imagens: ICN/Marinha do Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto