menú responsive
AMÉRICA | Sistemas
-/5 | 0 votos

Prosub

Embarque do KE na Seção 4 do S-BR1 Riachuelo

Orgulhosos técnicos e engenheiros da ICN posam para a foto na seção de casco S4. Imagem: ICN

Orgulhosos técnicos e engenheiros da ICN posam para a foto na seção de casco S4. Imagem: ICN

01/05/2017 | Itaguaí, RJ

Roberto Caiafa

O Programa de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB) anotou um grande avanço na faina de construção dos submarinos convencionais S-BR.

As equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) concluíram com êxito a manobra de embarque do KE, sistema responsável pelo manuseio dos tubos de torpedo do submarino.

Pesando quase 20 toneladas e ocupando cerca 80% do interior da seção de casco S4, a manobra foi planejada minuciosamente para que o módulo percorresse os trilhos, especialmente instalados no interior da seção, no mais perfeito alinhamento e sincronismo, posicionando o KE na parte de vante do submarino.

A seção de casco de vante S4 abriga os equipamentos relacionados ao embarque, guarda e manobra dos futuros torpedos, cuja capacidade de lançamento, em síntese, é o propósito final do submarino.

Todo planejamento foi seguido à risca e, mesmo sendo a 1ª vez que tal manobra foi realizada no Brasil, sob os olhares atentos da Marinha e da DCNS, tudo ocorreu dentro do programado, a operação completa durando cerca de 3 horas, sendo sua execução muito elogiada ao término do embarque.

Tal sucesso deve-se ao comprometimento das equipes da UFEM, em trabalho conjunto com os técnicos e engenheiros da DCNS. Ambos os times vêm mostrando grande maturidade e sinergia na absorção da tecnologia, um dos pontos principais do projeto.

A conclusão dessa importante etapa é mais um passo para que o cronograma de finalização do primeiro S-BR1, o Riachuelo, seja fielmente cumprido dentro dos prazos que preveem o seu lançamento ao mar no segundo semestre de 2018, com o início dos testes de porto e mar (HAT-SAT) sendo iniciados logo a seguir.

Imagens: ICN/Marinha do Brasil

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje