Centro de Mísseis e Armas Submarinas recebe torpedos F21 de manejo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Centro de Mísseis e Armas Submarinas recebe torpedos F21 de manejo

Militares de la Marina posan con un ejemplar de manejo inerte del torpedo pesado F21. Foto: CMASM
|

O Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha (CMASM) recebeu, no início de maio, dois mock-ups (modelo em escala) de torpedos F21 (versão de manejo inerte).

Esses artefatos serão utilizados na familiarização dos tripulantes com os procedimentos de recebimento a bordo, estocagem e carregamento dos torpedos em seus respectivos tubos de disparo.

Como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o CMASM está sendo preparado para armazenar, testar, executar a manutenção e distribuir os torpedos F21 que equiparão os quatro submarinos convencionais brasileiros.

Desenvolvimento francês

Os submarinos de propulsão nuclear da Marinha Francesa (seis de ataque e quatro lançadores de mísseis balísticos) foram os clientes originais do torpedo F21, desenvolvido dentro do programa de armamento codinome Artémis.

A DGA (Direção Geral de Armamento) confiou à companhia DCNS a concepção e produção do armamento, concebido para substituir o modelo F17 filoguiado atualmente em serviço na Marinha Francesa.

Apesar das dimensões serem as mesmas, com seis metros de comprimento, 533 milímetros de diâmetro e propulsão com dois hélices contra-rotativos, no interior nada se assemelha entre os dois sistemas de armas.

O fio de guiagem que conecta a arma ao submarino para atualização das informações do alvo, no F21 é de fibra óptica (no F17 é um fio elétrico de cobre), o que aumenta a quantidade de informações trocadas entre o torpedo e o submarino lançador.

O F21 também é dotado de um avançado sistema de auto guiagem acústico para detecção dos alvos de forma autônoma (após cortar o cabo de fibra ótica o torpedo segue por seus próprios meios).

O tipo também possui uma avançada carga de bateria elétrica (dupla) que permite um alto desempenho, com velocidade de 50 nós (acima de 90km/h), e alcance superior a 50km.

O desenvolvimento do F21 começou em 2008. Os ensaios com um protótipo no Mediterrâneo começaram em 2013 e o programa compreende a entrega de 93 unidades a Marinha da França, e uma quantidade não declarada a Marinha do Brasil.

Um vídeo da DCNS que mostra como o F21 funciona afirma que mais de 100 exemplares do torpedo serão produzidos.

Prevê-se o lançamento ao mar do primeiro S-BR para o 2º semestre de 2018, quando será iniciado o programa com testes de porto e mar (HAT-SAT). A embarcação deverá ser aceita pelo setor operativo da Esquadra por volta de 2020.

Imagens: Marinha do Brasil / DCNS



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto