KC390 confirma primeira venda de exportação
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

KC390 confirma primeira venda de exportação

Las banderas de los países socios del KC390 pintadas en la puerta de acceso del avión. Fotos: Roberto Caiafa
|

O Governo de Portugal, através do seu Conselho de Ministros, autorizou o início de negociações com a Embraer Defesa & Segurança para aquisição de cinco cargueiros militares KC390 (com opção para mais um exemplar).

No mesmo documento, foi determinado ao Ministro da Defesa Nacional que avalie a suspensão da modernização planejada para as atuais aeronaves C-130H da Força Aérea Portuguesa (FAP), pois estas serão substituídas pelo KC390.

A resolução do Conselho de Ministros, publicada em Diário da República, versa sobre a compra de “até cinco aeronaves KC390, com opção de mais uma”, e ainda a respectiva sustentação logística e um simulador de voo (fullflight simulator CAT D), para instalação e operação em território nacional.

Assim, reforçam-se as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos (ilhas territoriais no Atlântico).

O documento explica ainda que a frota de KC390 entregará capacidades adicionais de reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais, possibilitando o uso customizado de aeronaves com funções dual (civil e militar), atendendo a necessidades permanentes do país de transporte aéreo estratégico e tático das Forças Armadas e o reforço da capacidade de apoio a missões de interesse público.

A resolução do Conselho de Ministros determina ainda a elaboração, até finais de outubro, ou no prazo máximo de três meses, de um relatório detalhado contendo todos os aspetos relevantes e necessários à introdução do novo sistema de armas KC390 na FAP, com as possíveis opções para decisão final, incluindo as decorrentes da negociação com a Embraer, respectivos cronogramas, custos associados e objetivo de atingir a Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Capability–IOC) até ao final de 2021.

A indústria aeroespacial de Portugal esteve envolvida no projeto de desenvolvimento e produção do KC390 desde o seu início, compromisso reforçado em 2011 entre o ministro da Defesa lusitano e a Embraer através da assinatura de um acordo visando uma potencial aquisição das aeronaves, fato consumado com a publicação da resolução.

O programa de fabricação e entrega desses aviões vai contar com o acompanhamento de pessoal da Força Aérea Portuguesa no desenvolvimento da configuração prevista para emprego em Portugal.

imagens: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto