Chega ao fim o tour mundial do Airbus C295 de busca e resgate SAR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Chega ao fim o tour mundial do Airbus C295 de busca e resgate SAR

En base a Campo Grande MT, el C295 SAR deberá actuar en la FIR Atlántico en misiones SAR. Imágenes: Airbus Defence and Space.
|

O primeiro Airbus C295 SAR (busca e resgate) da Força Aérea Brasileira (FAB) completou sua longa viagem de cinco semanas por quatro continentes ao chegar à base militar de Campo Grande na última quinta-feira (03/08).

Anteriormente, aeronaves C295 da versão de transporte vinham sendo empregadas utilizando kits de conversão rápida (QC) equipados com os recursos necessários a missão SAR.

Liderados pelo comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Nivaldo Rossato, e seu chefe do Estado-Maior, tenente-brigadeiro Botelho, diversos oficiais do escalão superior e representantes da Airbus Defence and Space deram as boas-vindas às duas tripulações (da FAB e da Airbus), que voaram com segurança a aeronave por 22 fusos horários na Europa, África, Ásia, América do Norte e América do Sul.

Entregue formalmente em Sevilha (Espanha) no dia 16 de junho, a aeronave foi exibida no Paris Air Show logo a seguir.

O tour, iniciado no dia 28 de junho, passou pela Tailândia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Coreia do Sul, Canadá e México antes de aterrissar no Brasil.

Durante os voos, os recursos de patrulha marítima e operações de busca e resgate foram demonstrados as autoridades dos países interessados em conhecer o modelo. Apesar da programação intensa, o C295 SAR manteve 100% de disponibilidade durante o tour.

"Agradecemos a Força Aérea Brasileira por seu apoio na demonstração do C295 SAR para outras nações que enfrentam os mesmos desafios relacionados ao monitoramento de vastas áreas terrestres e marítimas", disse Bernhard Brenner, líder de marketing e vendas da Airbus Defence and Space. "A confiabilidade demonstrada pela aeronave durante o longo período de implementação longe de casa comprova claramente seu valor em situações em que as forças militares precisam lidar com diversas ameaças e desafios operacionais e orçamentos limitados, bem longe de suas bases normais".

O C295 utilizado no tour, junto com os 12 exemplares configurados para transporte já entregues a FAB, deverá receber o reforço de pelo menos mais uma unidade similar configurada para busca e resgate (com opção para mais uma aeronave).

Quase 200 unidades do C295 em diferentes versões já foram encomendadas por 25 países.

Mais de 100 aeronaves de transporte militar Airbus Defence and Space de diferentes modelos estão em operação na América Latina.

Imagens: Airbus Defence and Space / Força Aérea Brasileira



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto