menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Dubai Air Show 2017

Novaer apresenta as aeronaves T-Xc SOVI e B-250 Bader para o mercado árabe

O  T-Xc SOVI, lançado em 2013 (1º voo em 2015), e o novíssimo B-250 Bader, a ser lançado no Dubai Air Show 2017.

O T-Xc SOVI, lançado em 2013 (1º voo em 2015), e o novíssimo B-250 Bader, a ser lançado no Dubai Air Show 2017.

27/10/2017 | São José dos Campos, SP

Roberto Caiafa

O Dubai Air Show 2017 (12 a 16 de novembro) receberá durante cinco dias, entre dezenas de outros expositores de todo o mundo, a Calidus.

Essa empresa local, associada a brasileira NOVAER, exibirá duas sofisticadas aeronaves de emprego militar, o treinador primário/básico/avançado T-Xc SOVI, lançado em 2013 (1º voo em 2015), e o novíssimo B-250 Bader, um avião de ataque leve, biplace, armado com metralhadoras nas asas e dotado de oito pontos para fixação de uma ampla gama de armamentos, incluindo bombas e mísseis inteligentes.

Sediada em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, a NOVAER vem desenvolvendo o B-250 Bader envolto em grande segredo.

A reportagem de Infodefensa tomou conhecimento da aeronave quando do giro de motor do 1º protótipo, no final de junho último.

Segundo consta, esse protótipo deverá ser exibido estaticamente pelas duas empresas durante o Dubai AIr Show 2017.

Na semana corrente, a NOVAER confirmou a surpreendente presença do T-Xc SOVI na feira em Dubai, na exibição estática, ao lado do B-250 Bader. Havia uma certa curiosidade em como esses aviões seriam transportados até os Emirados Àrabes Unidos.

Coincidentemente, chegou hoje ao Brasil (26 de outubro) um cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III da Força Aérea dos Emirados Àrabes Unidos, tendo como aeroporto de destino... São José dos Campos.

É perfeitamente factível o embarque e transporte destes dois aviões, o B-250 Bader e o T-Xc SOVI, (com as asas removidas) pelo C-17 dos EAU.

Chamou a atenção do autor o fato do T-Xc SOVI ser incluído no portifólio de produtos da Calidus como parte de um pacote tecnológico onde este responderá pela formação e treinamento de pilotos militares, e o B-250 Bader atenderá o emprego em missões de ataque leve (CAS) e contra insurgência (COIN).

Imagens: NOVAER/Calidus e Michael Carter

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje