menú responsive
AMÉRICA | Empresas
-/5 | 0 votos

Dubai Airshow 2017

Calidus apresenta em Emirados seu novo avião de ataque leve B-250 Bader

Executivos da Novaer e o Embaixador do Brasil nos EAU, junto ao comandante da FAB, brigadeiro Nivaldo Rossato: B-250 Bader ao fundo.

Executivos da Novaer e o Embaixador do Brasil nos EAU, junto ao comandante da FAB, brigadeiro Nivaldo Rossato: B-250 Bader ao fundo.

16/11/2017 | Dubai, EAU

Roberto Caiafa

Calidus, empresa com sede nos Emirados Árabes Unidos, revelou pela primeira vez sua nova aeronave de ataque leve, o B-250 Bader, no Dubai Airshow 2017. (veja mais fotos aqui)

O brigadeiro Crepaldi conhece em detalhes o cockpit do B-250 Bader.O programa foi lançado em 2015 unindo uma série de parceiros, incluindo a empresa brasileira Novaer (São José dos Campos, SP), fornecedora da estrutura da aeronave, e a Rockwell Collins, fabricante da aviônica de bordo que utiliza a tecnologia Pro Line Fusion.

A aeronave é o primeiro treinador/ataque leve desenvolvido nos EAU, conforme declarou Hamdan Abdulla Al Shkeili, engenheiro-chefe de software da Calidus "Hoje estamos apresentando o B-250 com uma aviônica de ponta para permitir que a aeronave cumpra suas missões com grande precisão”, disse ele. “A aviônica Pro Line Fusion terá interfaces gráficas integradas com um HUD digital e telas de exibição multifunções, facilitando a percepção do terreno; as telas de vídeo EO/IR (imagens geradas pela torre estabilizada de sensores, montada no ventre do avião) também devem fornecer aos pilotos uma maior conscientização do espaço aéreo e da situação no solo".

O novo avião pode ser voado por um ou dois pilotos (capacidade secundária de treinamento) em missões de contra-insurreição (COIN), inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), apoio aéreo aproximado (CAS) e operações de treinamento avançado.

Em relação às capacidades como plataforma armada, o B-250 pode lançar uma série de armas transportadas em sete pontos duros, três sob as asas (3+3) e um na linha central. O modelo também opera uma torreta ventral estabilizada com sensores EO/IR.

"O B-250 Bader foi projetado para ser flexível para os usuários finais. Pode transportar diferentes tipos de mísseis e foguetes, e cobre uma lacuna que o mercado vem demandando, atuar com eficácia na moderna guerra não convencional a custos operacionais muito baixos", comentou Al Shkeili.

Ele explicou ainda que a empresa está recebendo muitas consultas nacionais e internacionais sobre o novo avião.

A brasileira Novaer desenvolveu a estrutura da aeronave, produzida em fibra de carbono, um requisito fundamental colocado pela Calidus devido ao menor peso final e longevidade estrutural.

O brigadeiro Rossato, comandante da FAB, conhecendo o B-250 Bader."O avião tem um excelente desempenho devido ao fato de ser o primeiro nesta categoria feito totalmente em fibra de carbono, o que se traduz em menor peso e maior vida útil em fadiga extendida, aumentando significativamente o tempo de uso", disse Al Shkeili.

A instalação da linha de produção da aeronave está em estágios iniciais de desenvolvimento e ficará localizada na cidade de Al Ain.

O protótipo voou mais de 50 horas antes de ser exibido estaticamente no Dubai Air Show 2017. Ainda não foram revelados detalhes sobre um segundo protótipo, mas acredita-se que este deverá voar em breve.

B-250 Bader utiliza um motor Pratt&Whitney PT6A-68 de 1,600shp e a carga útil máxima é de 1.796 kg. O teto de serviço da aeronave é de 30.000 pés, com um alcance estimado de 2.400 nm em regime econômico de cruzeiro a 301 kt

Imágenes: Novaer via Guilherme Bittencourtt Frassetto (veja mais fotos aqui)

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje