menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

1º Grupo de Aviação de Caça

O Brasil reúne o hangar de Zepellín de Santa Cruz como base para supercarros

Supersônico F-5EM Tiger II lado a lado com uma moderna Ferrari: Velocidade em uma milha!. Fotos via Bruno Pedra (Andre Romero)

Supersônico F-5EM Tiger II lado a lado com uma moderna Ferrari: Velocidade em uma milha!. Fotos via Bruno Pedra (Andre Romero)

25/11/2017 | Santa Cruz, RJ

Roberto Caiafa

A Base Aérea de Santa Cruz recebeu um evento diferente no último sábado (18/11).

Acostumados a jatos supersônicos Northrop F-5EM do 1º Grupo de Aviação de Caça, militares da base e o público puderam assistir a uma competição de super carros esportivos acelerando fundo em uma pista de 1.600 metros (uma milha)!

Esse foi o Oktane Challenge 1600!

A pista auxiliar (taxiway) de Santa Cruz, com 2.550m de extensão, recebeu marcações com 1.600 metros (uma milha) de aceleração plena com largada parada, side by side.

Nomes famosos da indústria automobilística como BMW, Porsche, Ferrari, Lotus, Mitsubishi, Dodge, GM, Ford, Audi, Subaru, Nissan, etc, estiveram representados na "pista" criada na Base Aérea.

Considerada patrimônio histórico nacional, Santa Cruz tem preservado um dos últimos hangares do Zeppellin ainda existentes no mundo (inaugurado em dezembro de 1936).

Com 58 metros de largura e 58 de altura, seus 274 metros de comprimento abrigavam completamente um dirigível.

O hangar foi usado para essa finalidade até meados de 1937, quando um terrível acidente em Nova York decretou o fim da era dos grandes dirigíveis de passageiros.

Com a 2ª Guerra Mundial e o estado de beligerância entre o Brasil e a Alemanha, o hangar foi nacionalizado e ali instalada uma Base Aérea, quando da criação do Ministério da Aeronáutica (1941).

Essa Base Aérea viria a tornar-se, encerradas as hostilidades na Europa, no lar definitivo do 1º Grupo de Caça.

Esse foi o cenário escolhido pelos organizadores do Oktane Challenge 1600.

"Veja mais fotos aqui - Super Carros em um Super Hangar".

Fotos via Bruno Pedra (Andre Romero)

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje