menú responsive
AMÉRICA | Aire
-/5 | 0 votos

Acordo técnico científico

Ezute e o ITA colaborarão para estudar os mísseis transônicos

Túnel de vento transônico com um modelo SONDA III

Túnel de vento transônico com um modelo SONDA III

10/02/2018 | Belo Horizonte, MG

Roberto Caiafa

Foi assinado na quinta-feira (1), em  São José dos Campos (SP), um Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Fundação Ezute e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com objetivo de realização de programas e projetos específicos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, intercâmbio de informações técnicas e científicas, capacitação de pessoal, realização de cursos e conferências, e utilização de laboratórios, oficinas e outras dependências e instalações necessárias para o desenvolvimento das atividades previstas.

Como primeiro projeto do acordo de cooperação, será realizado um estudo relacionado ao desempenho aerodinâmico de um míssil transônico.

Um modelo em escala reduzida será objeto de ensaio pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, com acompanhamento da Fundação Ezute e do ITA, para determinação das características aerodinâmicas do míssil.

Esse tipo de ensaio é executado normalmente no exterior, e o objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento e consolidação de capacitação nacional para esse ensaio.

“A cooperação desenvolvida com o ITA reafirma nossa busca de interação com a academia e outros institutos de ciência e tecnologia, e reforça o papel de honest broker da Fundação Ezute como parceira em projetos que envolvem conhecimentos estratégicos sensíveis em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que sejam relacionados com a soberania do país”, destacou o presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson.

Além do presidente da Fundação Ezute, participaram do evento de assinatura do Termo de Cooperação, Antonio Pedro Timoszczuk, diretor de Inovação e Marcos Jose Mahler de Araujo, gerente de produção do mercado de Defesa e Espacial da Ezute, o Prof. Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, Solange Maia Correa, relações institucionais do ITA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, diretor-geral do DCTA, o Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, vice-diretor do DCTA e o Cel R1 Carlos Alberto dos Santos, relações institucionais do DCTA.

 

 © Information & Design Solutions, S.L. Todos los derechos reservados. Este artículo no puede ser fotocopiado ni reproducido por cualquier otro medio sin licencia otorgada por la empresa editora. Queda prohibida la reproducción pública de este artículo, en todo o en parte, por cualquier medio, sin permiso expreso y por escrito de la empresa editora.

SÍGUENOS EN

APPS

ENVÍO DE LA NOTICIA A UN AMIGO
Correo electrónico
Tu nombre
Mensaje