KC 390, uma caminhada pelas entranhas da aposta do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

KC 390, uma caminhada pelas entranhas da aposta do Brasil

O compartimento de carga e rampa do KC390 de produção.
|

O primeiro jato de transporte de cargas e tropas, reabastecedor aéreo e lançador de paraquedistas, dentre outras missões, conhecido como Embraer KC390, recebeu a visita da reportagem de Infodefensa durante o SIAE 2019 (Paris Air Show).

Na ocasião, foi possível observar em detalhes o avião completo, pronto para o mercado internacional militar de transporte multimissão na classe de até 23 toneladas.

O cockpit possui três postos, dois reservados para piloto e co-piloto (equipados com aviônica Pro Line Fusion) e dotados de sistemas de amplificação de imagem, sistema de navegação, radar e optrônicos/IR para auxiliar nas operações a noite em baixa altitude com segurança.

O posto do operador de missões especiais e sua grande tela multifuncional capaz de controlar o reabastecimento em voo (cameras transmitem de vários angulos a operação, de dia ou a noite), operações de busca e resgate de combate C-SAR e outras atividades.

No compartimento de carga, o posto do LoadMaster, que fica junto a porta de embarque esquerda da tripulação, existem duas grandes telas onde ele pode inserir, usando teclado e controles trackball, dados de missão como tipo de carga, peso de cada pallet, tipo de fardo, sequência de lançamento, pontos de lançamento, etc, tudo de modo a gerar uma missão definida pelo sistema automático.

O compartimento do avião exposto em Paris foi configurado de forma mista, com seis macas (engates de encaixe e travamento, tudo pode ser embutido, girado, aberto ou fechado de várias formas) e assentos padrão para transporte de tropas ou paraquedistas.

Ao contrário dos protótipos voados por Infodefensa anteriormente, o primeiro KC390 de produção destinado a FAB é uma aeronave completa, com sua Initial Operational Capability ou IOC alcançada com êxito.

O exemplar já possui todo o revestimento final de acabamento, piso configurado para transportar dois tipos de pallets militares (algo que o C-130 não faz, para citar um concorrente) e ampla capacidade multimissão reconfigurável com grande rapidez.

Se o piso precisa estar livre para viaturas, desmonta-se, embute-se e o enorme salão vira uma rua plana.

Caso seja necessário movimentar os pallets no manejo ou na hora de lançar, os trilhos e os deslizadores podem ser facilmente configurados, basta pegar a seção correspondente, destravar, girar, encaixar, travar de novo e está feito, uma autêntica capacidade roll/on roll/off fica disponível.

Se a missão mudar, basta rapidamente a tudo desmontar e reconfigurar, isso sem precisar fatigar os tripulantes em longas tarefas braçais como viusto em outros transportes militares.

Mercado

O KC390 recebeu muitas delegações interessadas em conhecer as capacidades do avião.

Estrela dos 50 anos da empresa junto com o jato executivo Praetor 600 e o jato regional de passageiros 195E2 (pintado em esquema "Lion" com os dizeres Profit Hunter), o KC390 se apresentou em voo sobre Bourget esbanjando controle e maneabilidade em passagens lentas, todo sujo, anotando míseros 108 kts de velocidade!

Como proposto sucessor do C-130 Hércules mais antigos, ele excede amplamente o avião da Lockheed, e faz frente ao mais pesado e maior Kawasaki C-2, outra presença muito comentada no salão justamente pela sua semelhança com o avião brasileiro.

Mas tratam-se de aparelhos de categorias diferentes.

A entrega do avião até outubro, Mês do Aviador e data importante da Força Aérea, só reforça a sua importância para o Alto Comando da Força e para a Embraer Defesa e Segurança.

Faltou anunciar compradores do avião durante o salão.

Esse "grito" parece ter ficado preso nas gargantas brasileiras.... por mais algum tempo.

Imagens e vídeo: Roberto Caiafa.

Voltar ao especial



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto