Força Aérea Brasileira recebe seu primeiro P-3AM na Base Aérea de Salvador
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Força Aérea Brasileira recebe seu primeiro P-3AM na Base Aérea de Salvador

FAB7203 P3AM
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - Exatamente as 15 horas deste sábado, 30 de Julho, o grande quadrimotor Lockheed P-3AM FAB 7203 tocou a pista da Base Aérea de Salvador. A aeronave já havia sido oficialmente entregue a FAB no final de 2010, em cerimônia realizada na Espanha e que contou com a presença de autoridades brasileiras como o Brigadeiro Juiniti Sayto, Comandante da Força Aérea Brasileira.

30 de Julho de 2011. Uma data histórica para a Força Aérea Brasileira, que após quase duas décadas, volta a possuir uma aeronave com capacidade de guerra anti-submarino, habilidade perdida quando da aposentadoria dos antigos Grumman P-16E Tracker desativados em 1996.

Após cruzar o Oceano Atlântico vindo da Espanha (Getafe), local onde as aeronaves estão sendo modernizadas para o padrão P-3AM pela EADS CASA (o valor total do contrato é de US$ 470,946 milhões), o quadrimotor foi recepcionado por militares da base aérea e membros do Esquadrão Ourugan (1°/7° GAv), tradicional unidade da aviação de patrulha da FAB.

Atualmente o unidade utiliza os vetustos P-95 Bandeirulha de esclarecimento marítimo/busca e resgate, um tipo derivado do bimotor turboélice EMBRAER C-95 Bandeirante, projeto que deu origem a fabricante brasileira de aeronaves no final dos anos sessenta. O Bandeirulha é desprovido de sistemas e armas capazes de efetuar a guerra contra submarinos.

Já o P-3AM pode ser considerado um dos mais modernos tipos de Patrulha Marítima e Guerra Anti-Submarino existentes na atualidade. Tendo como principal tecnologia o sistema de missão integrado de cabine de última geração denominado FITS, a aeronave é capaz de esquadrinhar grandes extensões de mar com seus avançados sensores e bóias radiosônicas, podendo engajar submarinos com o uso de torpedos e/ou minas de profundidade, e mesmo atacar navios, já que a aeronave foi capacitada para utilizar os mísseis antinavio Boeing AGM-84 Harpoon (90 km de alcance), fabricados nos EUA e liberados para aquisição pelo Brasil. A aeronave pode permanecer em voo por até 16 horas,operando a grandes distâncias do litoral.

Com este moderno sistema de armas, a FAB poderá atender de forma eficiente as novas diretrizes do Plano Nacional de Defesa (PND), especialmente na vigilância das zonas de exploração petrolífera existentes no mar territorial brasileiro como a Bacia de Campos ou a recém descoberta área denominada Pré Sal, rica em reservas de petróleo. A zona de responsabilidade brasileira compreende 6.400.000 km² (FIR Atlântico).

O P-3 representará efetivo apoio às atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul, e a aquisição desse modelo de aeronave e sua modernização permitirão importante mudança no padrão operacional da FAB, colocando a instituição na primeira linha de equipamentos de Patrulha Marítima em toda a América Latina e Caribe.

Lea la noticia en español



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto