O Corpo de Fuzileiros Navales teste veículos blindados, helicópteros, UAV e a Companhia NQBR
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

O Corpo de Fuzileiros Navales teste veículos blindados, helicópteros, UAV e a Companhia NQBR

OperacionFormosa1
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - O Corpo de Fuzileiros Navais é considerada a tropa expedicionária do Brasil por excelência, segundo a Estratégia Nacional de Defesa. Mais de 2.200 militares, 180 viaturas diversas e uma complexa rede de suporte logístico se deslocaram por 1.200km, desde o Rio de Janeiro até o planalto central do país, no Campo de Instrução de Formosa, visando simular um quadro tático que prevê um assalto anfíbio completo, inclusive com apoio aéreo da Aviação Naval e seus helicópteros, ataque de blindados, salvas de artilharia, fogo de cobertura antiaérea por canhões e mísseis terra-ar, cargas de infantaria, etc.

Durante o exercício, foram apresentados os novos veículos de emprego militar ora em adoção pelo Corpo de Fuzileiros Navais. O veterano blindado de transporte de infantaria M-113 Alfa, muito popular entre a tropa, está sendo modernizado pela Israel Military Industries (IMI).

Até o fim de 2011 doze carros já estarão operacionais, de um contrato de trinta blindados. As modificações incluem a substituição do motor e reforço da suspensão, novas lagartas, adoção de tanques de combustíveis externos integrados e uma revisão completa dos sistemas elétrico, hidráulico e eletrônico de bordo. O carro passa a contar com volante e assim adquire capacidade de pivotar sobre seu próprio eixo. Novas torretas automatizadas de armamento podem ser integradas, de acordo com as necessidades da força.

Já a viatura leve Agrale Marruá, um legítimo projeto 100% nacional, encontra-se na fase final de avaliação pelo Corpo de Fuzileiros Navais e Marinha do Brasil (lote piloto de 40 unidades) e as observações e adaptações decorrentes destes testes permitem antever a encomenda de novos lotes da viatura, tida como muito resistente e versátil. Outro produto, o novo caminhão Mercedes Benz 1725 apresenta como diferencial sua capacidade “dual” no cumprimento de tarefas civis e missões militares, além de baratear custos, afinal 85% dos seus componentes são fabricados no país. Desta forma, os excelentes caminhões QT (qualquer terreno) Mercedez UNIMOG, também utilizados pelo CFN (mas de manutenção mais onerosa por serem importados), tornam-se exclusivos neste tipo de missão. Três unidades do modelo 1725 estão em testes com o Corpo de Fuzileiros Navais com ótimos resultados até o momento.

O CFN apresentou também seu moderno hospital de campanha dotado de centro cirúrgico, equipamentos médicos avançados e recursos de campo especiais para atendimento e estabilização de pacientes com traumas, queimaduras e/ou fraturas graves. Este hospital móvel foi de fundamental importância no socorro as vítimas das enchentes na região serrana do estado do Rio de Janeiro, tragédia ocorrida no início do ano com dezenas de mortos.

Outra novidade que demonstra o grande preparo da tropa de fuzileiros navais foi a apresentação da Companhia NQBR (Nuclear, Químico, Bacteriológico e Radiológico), unidade capaz de realizar o socorro e isolamento de áreas de segurança, descontaminação de pessoas e objetos e a remoção de resíduos contaminados através do uso de modernos equipamentos e sensores, trajes especiais, barracas de descontaminação e diversos outros equipamentos. Em 2012, completar-se-á 25 anos do acidente nuclear ocorrido com Césio 137 (material radioativo) na cidade de Goiânia, estado de Goiás (o mais grave já registrado na Brasil).

Com os modernos recursos da Cia NQBR, a proteção antiterrorista de eventos de grande porte como a Copa Fifa 2014 e olimpíadas 2016, ou a intervenção eficaz nos acidentes em usinas nucleares como as de Angra dos Reis passam a fazer parte do rol de capacidades do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Armamento para todo tipo de emprego

As grandes dimensões do campo de tiro de Formosa permitem disparos de armamento no máximo alcance. Assim, obuseiros Light Gun de 105 mm foram utilizados pelo Batalhão de Artilharia de Fuzileiros em conjunto com fogos de morteiros leves e pesados. Canhões antiaéreos Bofir L70 40 mm, mísseis MANPADS Mistral e metralhadoras M2 .50 foram utilizados pelo Batalhão Aerotático e de Defesa Antiaérea em conjunto com os alvos aéreos Harpia II. Os blindados de transporte de tropas M-113A, MOWAG Piranha e CLANF, liderados pelos caça tanques SK-105A2S e seu fogo de choque, empreenderam assaltos blindados com massivo emprego de infantaria, apoiados nos ataques por helicópteros AS-532F Super Puma e HB350 B2 Esquilo da Aviação Naval.

A tropa fez uso dos fuzis Colt M-16A2, metralhadoras MAG e Mini-Mi 7,62 mm, e empregou para a defesa anticarro os mísseis RBS 56 Bill e lança rojão descartável AT-4, ambos de origem sueca. A engenharia de combate inovou ao utilizar cães policiais introduzidos pelo ar e treinados para localizar a presença de explosivos e armadilhas em áreas capturadas ao inimigo. O emprego do VANT Carcará IV permitiu as frações de tropa obter uma completa visão do cenário tático do campo de batalha, economizando recursos e maximizando o esforço de combate.

Ao final, o exercício foi considerado como tendo cumprido seus objetivos, manter uma alta prontidão operativa dos quadros do Corpo de Fuzileiros Navais, aprimorar táticas e estratégias de emprego e testar e aprimorar novos veículos e recursos de apoio ao combate.

Lea la noticia en español.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto