Primeiro Ministro francês suporta a candidatura do Rafale programa FX-2 em uma visita oficial ao Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Defensa (Portugués) >

Primeiro Ministro francês suporta a candidatura do Rafale programa FX-2 em uma visita oficial ao Brasil

Fillon dilma
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Belo Horizonte (Brasil) - Extenso roteiro de quatro dias, passando por Brasília, São Paulo e Rio. Assim foi a atribulada visita ao Brasil do Primeiro Ministro francês François Fillon. Acompanhado de uma grande comitiva de alto nível composta de 28 empresários, dez parlamentares e três ministros de estado, Fillon se encontrou com a Presidente Dilma em Brasília, na última sexta feira. Durante a reunião, o Premier francês não conseguiu extrair de Dilma Rousseff qualquer novo comprometimento público do governo brasileiro com a escolha do caça francês Dassault Rafale, anteriormente tido como favorito pelo Governo Lula.

A ênfase desta visita ficou claramente centrada nas grandes oportunidades dentro dos programas de reequipamento das forças armadas brasileiras, e que não se limitam apenas a venda dos jatos de combate. De fato, os franceses estão de olho no contrato de reequipamento de meios de superfície da Marinha, conhecido como PROSUPER, e que prevê a aquisição de cinco navios de patrulhas oceânica, cinco escoltas do porte de fragatas, e um navio logístico LDP.

Além disso, a construção de um novo porta-aviões, visando à substituição do NAe São Paulo, ex-Foch na Marinha Francesa, já esta sendo planejada pela Marinha Brasileira. Prova disso foi à presença do Presidente do estaleiro DCNS, Patrick Boissier, e de altos executivos da Thales, dentre outras empresas francesas de renome, compondo a comitiva de François Fillon nesta visita ao Brasil. Para seu deslocamento no Rio, a comitiva de autoridades utilizou uma frota militar de quatro helicópteros, todos de concepção francesa, incluindo o novíssimo EC-725 entregue a Marinha do Brasil e o primeiro de uma encomenda de 16 aeronaves.

No Rio de Janeiro, Fillon visitou as instalações da NUCLEP e a obra da Base de Submarinos em Itaguaí, sendo recebido pelo Ministro da Defesa Celso Amorim, pelo Comandante da Marinha Brasileira, Almirante Moura Neto e demais autoridades. Naquelas instalações, Fillon pode acompanhar os progressos da construção da base e da linha de montagem dos submarinos S-BR contratados pelo PROSUB. Enquanto a primeira unidade está sendo construída na França, as demais já serão montadas em Itaguaí usando a força de trabalho do grupo de técnicos e engenheiros brasileiros que estão sendo treinados em Cherbourg pela DCNS.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto