Exército Constrói Primeiro Simulador de Helicóptero 100 Nacional
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Exército Constrói Primeiro Simulador de Helicóptero 100 Nacional

1 inaugura shefe
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Brasilia – O Centro Tecnológico do Exército (CTEx), tendo como parceira contratada a empresa SPECTRA Tecnologia, apresentou no final de 2011 o Simulador SHEFE (Simulador de Voo de Helicópteros Esquilo e FENNEC), o primeiro na categoria Full Flight Simulator (FFS) desenvolvido no país e o mais avançado já projetado e construído na América Latina.

Destinado a equipar o Comando de Aviação do Exército, o projeto teve como referência técnica os rigorosos requisitos constantes nas normas estabelecidas pela agência reguladora norte-americana Federal Aviation Administration (FAA), adotadas mundialmente como padrão para qualificação de simuladores. Dentro da categoria de simulador Full Flight existem quatro níveis, que vão da letra “A” à letra “D”, em ordem crescente de fidelidade. O simulador SHEFE está entre as categorias B e C e permitirá que, além da formação básica como pilotos de helicóptero, os alunos aviadores possam participar de simulações de voos de combate, de patrulhamento, de resgate de pessoal e principalmente de emergências, sendo estas as mais difíceis de reproduzir em aeronaves reais. São simulados, por exemplo, ataques com foguetes e metralhadoras contra inimigos em terra ou outros helicópteros, ou ainda pousos em locais difíceis durante missões de ajuda humanitária, tal como em enchentes.

Segundo o Exército, o projeto reduz custos. "A hora de voo de treinamento custa em torno de R$ 3.000. A do simulador sairá por R$ 300", disse o general Eduardo Diniz, do Comando de Aviação do Exército. O simulador serve para treinar pilotos de helicóptero do modelo Esquilo (o Exército tem 36 deles), um tipo de aeronave largamente utilizado também por polícias militares e civis em diversos Estados, e fabricada pela Helibras/Eurocopter.

"Há interesse do Exército em compartilhar essas tecnologias, oferecer condições para que as outras forças e órgãos ligados à defesa e à segurança pública possam usufruir desses desenvolvimentos", disse o general Sinclair Mayer, responsável pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

O Simulador SHEFE complementará o treinamento dos pilotos do Exército Brasileiro com um produto 100% nacional que, anteriormente, só havia disponível em outros países, como Estados Unidos e França. Um dos marcos do projeto é a formulação do modelo matemático de simulação de voo. Por intermédio do conhecimento adquirido, o CTEx poderá desenvolver simuladores para outros tipos de helicópteros utilizados pelo Exército Brasileiro.

O Projeto, de característica multidisciplinar, empregou conhecimentos de várias áreas da engenharia como aeronáutica, eletrônica, mecânica e computação. Essa peculiaridade exigiu grande esforço gerencial na coordenação de ações de diversas instituições públicas e privadas envolvidas. Capitaneada pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), a construção do simulador contou com a importante participação de instituições como o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa Spectra Tecnologia, fabricante do equipamento.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto