Até julho, o VANT Falcão, 100 de tecnologia brasileira, deverá fazer seu primeiro voo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Até julho, o VANT Falcão, 100 de tecnologia brasileira, deverá fazer seu primeiro voo

Falcao prototype
|

(Infodefensa.com) R. Caiafa, Sao Paulo - A Avibras está concluindo a integração completa do protótipo do veículo aéreo não tripulado (VANT) Falcão, o primeiro aparelho nacional na classe de 800 quilos, usado em tarefas de vigilância, reconhecimento, patrulha e sensoriamento, dentre outras missões. Até julho, o VANT Falcão, 100% de tecnologia brasileira, deverá fazer seu primeiro voo.

A plataforma do Falcão é feita em fibra de carbono, que garante maior leveza ao veículo e aumenta o espaço para que ele possa carregar mais combustível e sensores. Com mais de 15 horas de autonomia, o VANT está configurado para carregar um pacote de equipamentos eletro-ópticos, um radar de detecção de alvos móveis no solo e um link de comunicações por satélites. O aparelho será capaz de um alcance de operação de até 1.500 km.

O sistema de gerenciamento de vídeo a bordo do veículo está sendo desenvolvido pela empresa Easystech. O Falcão já consumiu investimentos da ordem de R$ 60 milhões, e conta com o apoio das três Forças Armadas e também da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão do governo brasileiro de fomento a pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A eletrônica de bordo do VANT, assim como a parte de sistemas de navegação e controle, a plataforma e a integração dos sistemas de missão da aeronave são 100% nacionais.

A Avibras aguarda para este ano que as Forças Armadas definam os requisitos dos VANTs que pretendem comprar, para poder iniciar a fase de industrialização do projeto, testes de comprovação de requisitos e certificação. Recentemente, a Avibras recebeu a visita de representantes das três Forças Armadas em sua fábrica de Jacareí, no Vale do Paraíba (SP). A empresa também já foi consultada informalmente sobre as características do veículo, estimativa de investimentos e prazos para a produção do primeiro lote de VANTs.

O desenvolvimento dessas aeronaves não tripuladas integra a lista de prioridades da nova política de defesa nacional do governo (END). A licitação para a compra dos veículos pelas Forças Armadas ainda não foi lançada, mas existe a intenção de se adquirir três tipos de equipamentos: os chamados mini-Vants, de 3 a 5 quilos e até 5 quilômetros de alcance, para reconhecimento de curta distância; os VANTs de 800 quilos e entre 15 e 20 horas de operação, para reconhecimento, vigilância e patrulha; e os VANTs estratégicos, acima de 1,5 tonelada, para missões de longa duração (mais de 20 horas).

Para os clientes do Astros II (lançadores de foguetes de saturação de área), armamento que também é fabricado pela Avibras, o Falcão pode ser integrado ao sistema, provendo significativo incremento da consciência situacional das baterias desdobradas no terreno, além aumentar sobremaneira a eficácia na destruição dos alvos designados.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto