Optrônicos da Sagem Optovac testados durante exercício Operação Paraibuna II
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Optrônicos da Sagem Optovac testados durante exercício Operação Paraibuna II

JIM LR Caiafa photo 1 400x256
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – Durante reunião de alto comando que marcou o encerramento da Operação Paraibuna II, realizada no interior do estado de São Paulo pela 2ª Divisão de Exército, oficiais da Aviação do Exército apresentaram suas demandas por novas capacidades destinadas a incrementar a versatilidade de emprego dos helicópteros baseados em Taubaté. Foi demonstrado o sistema de comunicação e transmissão de imagens ar-solo Falcon C2 View (Harris), que pode ampliar e muito a capacidade de comando e controle da Aviação do Exército, operando em conjunto com os optrônicos componentes do sistema FELIN (Fantassin à Equipements et Liaisons INtégrés). O binocular multifuncional de longo alcance JIM LR, a interface de operação remota portátil ROS, as miras termais para a tropa no solo e as antenas repetidoras conectadas a rádios digitais Falcon III (Harris) foram apresentados na ocasião por executivos da Sagem Optovac, subsidiária brasileira controlada pelo Grupo Safran. Esses mesmos recursos foram testados em terra e no ar por tropas e pilotos durante o exercício.

Capaz de produzir imagens termais noturnas de alta resolução a grandes distâncias, o JIM LR é estabilizado, anulando assim a vibração do helicóptero, e dispõe de telêmetro laser. Operado a mão por um tripulante, o optrônico traria significativo incremento nas operações de reconhecimento aéreo realizadas pela AvEx de dia ou a noite. Segundo informações colhidas por Infodefensa Brasil no local, o Jim LR, o sistema ROS, as miras termais e demais componentes podem vir a ser fabricados no Brasil na nova linha de montagem da Optovac instalada no Parque Tecnológico da UNIVAP em São José dos Campos. Esse mesmo equipamento é cotado para possível adoção e emprego no SISFRON e PROTEGER, projetos estratégicos do Exército Brasileiro, e pela Brigada de Operações Especiais.

A aquisição desses recursos se daria dentro do contexto da implantação da Companhia de Comunicações de Aviação do Exército, unidade atualmente em fase de planejamento e estudos para ser mais instalada em Taubaté, sede do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) e dos 1º e 2º Batalhões de Aviação (BAvEx).

Fotos: Roberto Caiafa / Infodefensa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto