La corveta Barroso dispara míssil na Aspirantex 2014
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

La corveta Barroso dispara míssil na Aspirantex 2014

01 MM 40 Exocet Avibras Photo Caiafa
|

Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – A corveta Barroso (V34) realizou com sucesso no último dia 17 de janeiro o disparo de míssil antinavio superfície-superfície MM40 Exocet, sistema de armas remotorizado no Brasil pela empresa Avibras em parceria com a fabricante européia de mísseis MBDA.

O Exocet, após voar uma distância de cerca de 25 milhas náuticas (43 km), impactou contra o alvo de forma perfeita. O exercício Aspirantex 2014 contou com a participação de 187 aspirantes embarcados nos navios que compuseram o Grupo Tarefa (GT), e estes puderam acompanhar atentamente todas as fases do lançamento do míssil antinavio.

O programa de remotorização dos mísseis antinavio MM-40 Exocet da Marinha do Brasil, além de abrir um amplo campo de trabalho envolvendo o retrofit dos arsenais de países usuários do Exocet, confirma o domínio das tecnologias de propulsão de combustível sólido pela Avibras, sendo considerado como uma importante etapa no processo de capacitação tecnológica de empresas brasileiras visando o desenvolvimento e fabricação do MAN-SUP (MissilAnti-Navio de Superfície), atualmente em desenvolvimento pela Avibras, Mectron, Omnisys e outras empresas da Base Industrial de Defesa (BID) brasileira.

O MAN-SUP deverá apresentar um alcance operacional de cerca de 180 km, e espera-se o desenvolvimento de versões lançáveis de terra (defesa de costa) e pelo ar, usando os helicópteros e jatos da aviação naval da Marinha do Brasil.

Corveta Barroso

O armamento da Barroso, navio desenvolvido e fabricado no Brasil, é composto pelo sistema de lançamento MM40L para 4 x Exocet MM-40 Block II ou MM-40 Block III; 2 lançadores de torpedos anti-submarinos Mk.32(3) - 6 x Alliant Techsystems MK-46 mod.5; 1 canhão de 4,5 polegadas (114,3mm) L55 Mk 8 com alcance de 22km; 1 canhão BAE Systems Bofors Trinity Mk 3 40mm com alça optrônica EOS-400 e alcance de 10km.

Os sensores da corveta compreendem um radar diretor de tiro SELEX Sistemi RTN-30X com alcance de 39km; um radar de navegação RACAL-DECCA TM-1226C com alcance de 27km; um radar de pesquisa aérea SELEX Sistemi RAN 20S com alcance de 117km; um sonar de casco EDO Corp. 997(F) - Pesquisa ativa/ataque. Estes sensores estão integrados ao sistema de Controle Tático, Comando e Controle SICONTA Mk III.

Para a guerra eletrônica (EW) o navio emprega o Jammer CME ET/SLQ-2 integrado ao MAGE B1BW e ao SLDM (Sistema de Lançamento de Despistadores de Mísseis) chaff, ou flare anti-IR e torpedo, todos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). A Barroso também opera com um helicóptero AH-11A Westland Lynx ou UH-12/13 Helibrás Esquilo.

Foto: Roberto Caiafa.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto