Blindados do Exército M113 e obuseiros autopropulsados M-109 serão modernizados
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
importedlatam|||Po >

Blindados do Exército M113 e obuseiros autopropulsados M-109 serão modernizados

140623 M109 blindado obus autopropulsado roerto caiafa
|

(Infodefensa) Roberto Caiafa, São Paulo – Durante a Eurosatory 2014, realizada na última semana em Paris, foi confirmando anúncio da Agência de Cooperação para Defesa e Segurança dos Estados Unidos, tornado público no início de junho, versando sobre o fornecimento, via Foregn Military Sales (FMS), de kits de modernização para dois modelos distintos de blindados empregados pelo Exército Brasileiro, a viatura blindada de transporte de tropas M113 e o obuseiro autopropulsado M-109.

No caso do M113, 434 kits M113A2MK1 terão um custo aproximado de US$ 131 milhões, sendo utilizados na modernização dos carros para o padrão A2Mk1, incluindo peças e componentes de reposição, equipamentos de suporte, ferramental e material de testes, treinamento de pessoal e itens de logística. Esses carros sofrerão essa upgrade no Brasil, no Parque Regional de Manutenção 5 (PqRMnt/5), em Curitiba, Paraná.

Com relação a modernização dos obuseiros autopropulsados de 155mm para o padrão A5+, adquiridos dos estoques excedentes do US Army, está previsto o fornecimento de 40 kits, entre outros elementos de suporte, por cerca de US$ 110 milhões. A principal empresa contratada para gerenciar os programas de modernização de ambos os modelos é a divisão da BAE Systems América, com os trabalhos nos M109A5 sendo realizados nos Estados Unidos. Esse contrato poderá sofrer um acréscimo posteriormente, pois 40 kits só cobrem os carros adquiridos do modelo M109A5 e estocados nos Estados Unidos aguardando entrega. Outros 36 carros do modelo mais antigo, M109A3, e operacionais no Brasil, deverão ser submetidos posteriormente ao mesmo upgrade. Essa modernização no padrão M-109A5+ também decretará a aposentadoria dos obuseiros autopropulsados M-108, de 105 mm, já obsoletos.

Foto: Roberto Caiafa / Infodefensa.com



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto