Esquadrão Hórus recebe novo alvo aéreo Diana
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Esquadrão Hórus recebe novo alvo aéreo Diana

Alvo Aereo DIANA Caiafa Photo
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – O Esquadrão Hórus reúne as aeronaves remotamente pilotadas (ARP ou UAS na sua sigla em inglês) operadas pela Força Aérea Brasileira, dos modelos RQ-450 e RQ-900. A base aérea de Santa Maria, onde está baseado o 1º/12º GAv, também abriga dois esquadrões de caças A-1 AMX, sendo um deles dedicado a missão de reconhecimento coma versão RA-1.

E mais um equipamento será operado a partir de 2015, o alvo aéreo Diana, a ser recebido como parte do offset correspondente aos contratos que a Força Aérea Brasileira firmou com a Airbus Defense & Space para a compra das aeronaves C295 (C/SC-105 Amazonas) e modernização dos patrulheiros marítimos P-3AM. O contrato prevê a entrega de duas unidades do Diana, uma estação de controle de solo (GCS) e um sistema de lançamento móvel.

Como alvo aéreo, o Diana vai ser usado no treinamento dos esquadrões de combate baseados em Canoas e Santa Maria. Quando atingido, o artefato lança automaticamente um paraquedas e cai no mar, sendo posteriormente recuperado e reutilizado.

De tecnologia espanhola, o Diana pode ser adaptado para uso em missões de guerra eletrônica (decoys ou engodos eletrônicos) e para atuar nos treinamentos conjuntos com a artilharia antiaérea autopropulsada da Exército Brasileiro, do tipo Guepard de 35 mm.

Entrando em serviço

O curso de introdução ao sistema Diana e sua operação, com duração de uma semana, está sendo aplicado por pessoal do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), do Ministério da Defesa da Espanha, responsável pela transferência da tecnologia agregada ao projeto do ARP.

Além dos militares do Esquadrão Hórus, o curso conta com a participação de representantes da Base Aérea de Santa Maria (BASM), do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Também participam técnicos civis da brasileira Equipaer, empresa localizada no município paulista de Cotia, responsável pela futura produção e reparos do Diana no Brasil.

Foto: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto