Roll Out do KC-390, a maior aeronave já fabricada no Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Roll Out do KC-390, a maior aeronave já fabricada no Brasil

141022 kc 390 roll out presentacion roberto caiafa 221
|

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – A Embraer apresentou nesta terça feira, 21 de outubro, o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 em cerimônia realizada na fábrica de Gavião Peixoto (SP). O evento contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, do comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, comitivas e representantes de mais de 30 países. Na próxima etapa do desenvolvimento da aeronave, ocorrerão importantes testes em solo e avaliações iniciais de sistemas que culminarão com o primeiro acionamento do motor para, em seguida, iniciar os testes de vibração em solo e demais ensaios planejados. Este avião é o primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo, testes de voo e certificação. O primeiro voo está previsto para ocorrer até o final deste ano.

“Este marco significativo demonstra a capacidade da Embraer de gerenciar um projeto complexo e de alta tecnologia como este e de executá-lo dentro do planejamento previsto”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O rollout abre caminho para o início dos testes em solo como preparação para o primeiro voo”.

“O novo avião da EDS vem se destacando mundialmente devido a sua avançada concepção, norteada por cinco pilares: a mobilidade, a robustez, a tecnologia agregada ao avião, a alta flexibilidade de emprego e a facilidade de manutenção e custeio da aeronave, que apresenta os melhores custos de ciclo de vida do mercado” declarou Paulo Gastão, gerente geral do programa.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Ele poderá operar tanto na Amazônia quanto na Antártica. As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões de forma mais rápida e eficiente”, afirmou o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito.

Entre os fornecedores, o programa marca, por exemplo, a primeira aplicação militar do sistema aviônico integrado Pro Line Fusion. "A cerimônia de lançamento representa um relevante marco no desenvolvimento desta importante aeronave", disse Nelson Aquino, diretor executivo da Rockwell Collins do Brasil. "Nós vamos continuar trabalhando em estreita colaboração com a Embraer para ajudá-los a atingir os objetivos das próximas etapas do projeto e um bem sucedido primeiro vôo."

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

No dia 20 de maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países totalizando 32 aeronaves (uma carteira inicial de 62 pedidos, sendo 30 deles firmes – incluindo os dois protótipos).

Fotos: Roberto Caiafa / Infodefensa.com



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto