Avibras e Embraer prejudicadas por crise diplomática entre Brasil e Indonésia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Avibras e Embraer prejudicadas por crise diplomática entre Brasil e Indonésia

A 29 Super Tucano Marcos Junglas Photo
|

A imprensa brasileira vem repercutindo nos últimos dias, declarações do Governo da Indonésia relativas a crise diplomática deflagrada pela recusa das credenciais do novo embaixador indonésio designado para o Brasil, ato praticado pela presidente Dilma Rousseff em retaliação a recente execução de um brasileiro preso, julgado e condenado a morte por tráfico de drogas naquele País. A resposta da Indonésia, acenando com o provável cancelamento de importantes contratos firmados com a Embraer Defesa & Segurança, que vendeu 16 turboélices de treinamento e ataque A-29 Super Tucano (oito entregues), e a Avibras Aeroespacial, que vendeu baterias de lançadores de foguetes ASTROS MK.6, causaram grande rebuliço no mercado brasileiro.

De verdadeiro mesmo nessa crise permanece o fato de que nenhum cancelamento foi efetivamente anunciado pelo governo indonésio, e os jornais de Jakarta sequer citam ou incluem sistema ASTROS da Avibras na possível retaliação destacada pela imprensa brasileira. Os valores das multas por quebra de contrato podem ser um bom motivo para que esse cancelamento nunca ocorra.

Ao mesmo tempo, e durante a feira Aero India, encerrada no último dia 22 em Bangalore (Índia), a imprensa especializada local reportou a presença de uma delegação militar da Indonésia bastante interessada na aquisição da nova plataforma aeroembarcada IC4I (Integrated Command, Control, Communications, Computers and Intelligence) EMB-145i, um desenvolvimento indiano do ERJ-145 AEW&C-ISR utilizados no Brasil pelo Esquadrão Guardião da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o que foi divulgado na ocasião, Brasil e Israel também demonstraram interesse na plataforma EMB-145i.

Foto: R.Caiafa/M.Junglas/Embraer



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto