A AF-1 Falcão é adequado para reabastecimento em vôo
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

A AF-1 Falcão é adequado para reabastecimento em vôo

AF 1 revo Marinha do Brasi1l
|

(Infoespacial especial para Infodefensa) Apesar dos problemas financeiros envolvendo a modernização das aeronaves AF-1 Falcão da Marinha do Brasil (atrasos no cronograma e no repasse de verbas federais), o programa registrou em 29 de julho um grande avanço nos ensaios do primeiro exemplar monoposto modernizado, matrícula N-1001. Com a participação de mais dois jatos A-4 não modernizados (um monoplace e um biplace), foi realizada uma completa campanha de reabastecimento em voo (REVO) dessas aeronaves, simulando perfis de emprego operacionais.

A manobra foi realizada nas áreas de instrução ao sul da Ilha de Cabo Frio e envolveu um transporte quadrimotor turboélice KC-130 Hercules do 1°/1° Grupo de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) e os jatos N-1001, N-1004 e N-1021. Foram realizados dois exercícios de transferência de combustível visando prolongar a autonomia, permitindo assim grande flexibilidade no cumprimento das missões com carga bélica completa e maior alcance de incursão em território inimigo. O reabastecimento em voo com a N-1001, primeira aeronave AF-1 modernizada recebida pela MB, reafirma o crescente aprestamento do Esquadrão VF-1 e a ascensão operacional da Força Aeronaval.

Outros 11 exemplares encontram-se na Embraer Defesa & Segurança em diferentes estágios do processo de modernização, que envolve a instalação de um novo e moderno radar embarcado de tecnologia israelense, sensores de autodefesa ativos e passivos, cockpit digitalizado, barramento digital 1553 MILSPEC, comunicações avançadas com datalink, e integração de novas armas nacionais como o míssil antinavio supersônico (MANSUP), míssil ar-ar MAA-1B Piranha, fabricado pela Mectron, e bombas guiadas stand-off, dentre outras armas.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto