AEL Sistemas proporciona primeiro P-95M modernizado para a Força Aérea Brasileira
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

AEL Sistemas proporciona primeiro P-95M modernizado para a Força Aérea Brasileira

P 95BM Bandeirulha FAB 1
|

A subsidiária da Elbit Systems no Brasil, a AEL Sistemas, baseada em Porto Alegre (RS), realizou a entrega oficial do Embraer P-95M Bandeirulha FAB 7103 a Força Aérea Brasileira, o primeiro modernizado de um total de oito encomendados.

Realizada no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, no Rio de Janeiro, a atualização envolveu a troca do radar por um novo, do tipo AESA, o Selex Sea Spray 500E, um compacto e leve equipamento pesando apenas 48 quilos. Semelhante ao instalado na aeronave P-3 Orion, o novo radar também permite registrar imagens de alta resolução durante a varredura. A modernização também inclui completa revitalização estrutural e revisão dos motores PT-6A, e a troca da aviônica analógica por outra digital de 4ª geração com quatro grandes telas coloridas (preparadas para uso com óculos de visão noturna) e novos sistemas de navegação e comunicações, mais precisos e de maior alcance.

O primeiro voo ocorreu no dia 18 de dezembro de 2013. Desde então, o 7103 realizou voos de ensaio, com a participação de militares do Esquadrão Phoenix (2º/7°GAV) e do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). A campanha de testes teve como objetivo analisar e validar o desempenho de todos os sistemas da aeronave. O projeto de modernização, que também inclui 42 unidades do C-95 Bandeirante de transporte, permitirá a FAB contar com 50 dos 80 aviões originalmente entregues nos anos setenta pela Embraer.

Com as novas tecnologias, os P-95M serão capazes de acompanhar até 200 alvos marítimos simultaneamente, realizar mapeamento da superfície e até mesmo detectar aeronaves. Os “Bandeirulhas”, como são conhecidos na FAB, irão atuar na vigilância do mar territorial brasileiro a partir do ar, na busca e salvamento de náufragos, no combate à pesca ilegal, pirataria e crimes ambientais, e também em missões especiais, de inteligência de sinais e comunicações. As aeronaves (quatro para cada unidade) estão sendo entregues a dois esquadrões, o Phoenix (2º/7°GAV), e o Netuno (3º/7°GAV), sediados nas bases aéreas de Florianópolis, bem mais ao sul (SC) e Belém, bem mais ao norte (PA). A Base Aérea de Salvador, que fica no “meio” do litoral brasileiro, fecha o dispositivo de unidades da Aviação de Patrulha (esquadrão Orungan), porém utilizando os quadrimotores Lockheed P-3AM, capazes de realizar a guerra anti-submarina e anti-superfície de longo alcance.

Imagens: AEL/Elbit e Força Aérea Brasileira/Esquadrão Phoenix



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto