Seis A-29 Super Tucano para o Libano
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Seis A-29 Super Tucano para o Libano

A 29 SuperT  438th Air Expeditionary Wing
|

A Embraer Defesa e Segurança (EDS), e sua parceira nos Estados Unidos, a Sierra Nevada Corporation (SNC), divulgaram a venda de seis aeronaves turboélices de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano, dentro do escopo do Programa Light Air Support (LAS), ao governo do Líbano. Após inúmeros contratempos, a operação foi confirmada dispondo de uma linha de crédito saudita avaliada em US$ 462.000.000. Curiosamente, no entanto, a origem do dinheiro, segundo fontes oficiais, é o Programa Foreign Militar Sales (FMS), mantido pelo governo dos Estados Unidos para venda de material militar a seus aliados.

Comprados para atualizar as Forças Armadas Libanesas (LAF), o Super Tucano irá substituir os vetustos caças a reação Hawker Hunter (armados com canhões e bombas) e os monomotores turboélices Cessna 208B Caravan transformados para lançarem mísseis Hellfire, assim como helicópteros armados com metralhadoras pesadas e adaptados para lançarem bombas de baixo arrasto. As seis aeronaves Super Tucano serão usadas pelo Líbano, segundo o governo em Beirute, no papel de apoio aéreo aproximado visando enfrentar os desafios colocados pelas ameaças internas e a segurança nas fronteiras. Devido a Crise Imigratória que acossa a Europa, o país está acolhendo um número enorme de refugiados da vizinha Síria, bem como administrando as tensões internas de longa data entre a sua própria população, formada por elementos de origem cristã, muçulmana xiita e muçulmana sunita.

Equipado com um motor de 1,600 SHP Pratt & Whitney PT6A-68/3, o Super Tucano do Programa LAS carrega duas armas pesadas de 12.7 mm (200 tiros cada) nas asas, e também pode ser armado com pods subalares de canhões de 20 mm ou metralhadoras, pods lançadores de foguetes, armamento guiado inteligente de precisão ou as chamadas “bombas burras” de emprego geral, até um máximo de 1,5 toneladas. Esses aviões estão configurados, entre outros equipamentos, com dispensadores de contramedidas ALE-47 e kits Advanced Precision Kill Weapons Systems (APKWS), ambos fornecidos pela BAE Systems. O modelo A-29 fabricado em Jacksonville, na Flórida, dispõe de blindagem protegendo o motor e o cockpit dos pilotos e está preparado para carregar e lançar uma variedade de armas inteligentes de grande precisão, sendo capaz de manter-se on station por sete horas sobre o campo de batalha, a um custo estimado de US$ 600,00 a hora de voo, segundo fontes independentes.

Imagens: 438th Air Expeditionary Wing/USAF



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto