Rousseff visita a fábrica da Gripen, na Suécia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Personas (Portugués) >

Rousseff visita a fábrica da Gripen, na Suécia

Dilma Visita SAAB 320x478 317x447
|

Após ser recebida em seu espaço aéreo e ser escoltada em voo por caças Gripen da Suécia, a presidente Dilma Rousseff visitou as instalações da Saab localizadas em Linköping, planta industrial onde são produzidos os aviões de combate Gripen, modelo adquirido pelo Brasil para a sua Força Aérea.

Uma apresentação realizada pelo diretor-presidente da Saab, Hakan Buskhe, apresentou os produtos fabricados pela companhia. Na ocasião, Rousseff ocupou o cockpit de um mockup (modelo escala) do Gripen NG.

No acordo assinado entre os dois países em dezembro de 2013, a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá 36 Gripen NG, a última e mais moderna versão do caça, juntamente com transferência de tecnologias e a capacitação de indústrias e pessoal brasileiro, tornando-os aptos para atuarem em futuros projetos locais onde essas tecnologias possam ser aplicadas.

Segundo a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), mais de 350 técnicos e engenheiros da EMBRAER, Akaer, INBRA, Atech, AEL Sistemas, Samal e Mectron, assim como do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participarão de alguma forma de intercâmbio para a absorção de tecnologias.

A finalidade é treinar on the job demand, para que esse efetivo possa trabalhar posteriormente na produção das primeiras unidades do Gripen NG. Quinze exemplares serão produzidos no Brasil pela Embraer Defesa e Segurança, incluindo oito unidades biplace.

O Brasil optou pelo Gripen para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB) no final de 2013, em 2014 sendo assinado o contrato comercial. No final de julho o Ministério da Defesa e representantes do governo e empresas suecas firmaram acordo de financiamento da compra, avaliado em cerca de US$ 4,7 bilhões. A entrega da primeira aeronave do lote de 36 está prevista para acontecer em 2019, e a última, em 2024.

Imagens: Saab, Força Aérea Brasileira, Agência Brasil



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto