Brasil ativa o sistema Astros 2020 na fronteira com a Guiana
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil ativa o sistema Astros 2020 na fronteira com a Guiana

Astros 20202 extremo norte1 1
|

A crescente escalada na tensão entre Venezuela e Guiana ganhou novos contornos com a recente mobilização de forças militares brasileiras na região fronteiriça dos estados de Roraima e Amapá. A Venezuela reclama para si uma grande região conhecida como Essequibo, cerca de três quartos do território da Guiana.

Em termos geopolíticos, o tema se torna mais relevante em razão da recente descoberta de uma importante reserva de petróleo na área. Haveria a projeção, por parte da Exxon Mobil, empresa do ramo óleo e gás responsável pela descoberta, em explorar 159.500 quilômetros quadrados em terra e mar, região cuja soberania é reivindicada tanto pela Guiana como pela Venezuela.

Atento a esse cenário, as Forças Armadas brasileiras vem repetidamente realizando exercícios naquela região empregando as unidades militares do Comando Militar do Norte (CMN) aquarteladas nos estados de Roraima e Amapá, ou promovendo o deslocamento de armamentos e unidades baseadas em outras regiões do País.

Os exercícios aéreos com disparo de munição real feitos pelos helicópteros de ataque AH-2 Sabre baseados em Porto Velho (Estado de Rondônia), utilizados como vetores de ataque, antitanque, de escolta ou mesmo interceptação de alvos de baixo desempenho, mostraram a disponibilidade da frota e sua operacionalidade, assim como o alto nível de adestramento das tripulações e equipagens, capazes de serem deslocadas para a fronteira norte com grande velocidade.

O recente envio para Boa Vista, a capital de Roraima, dos MBT M60 A3 TTS baseados em Campo Grande, em pequeno número, serviu para testar o desempenho dessas viaturas blindadas de combate com esteiras no solo do “lavradio roraimense” (como são conhecidas grandes extensões de terreno plano que caracterizam a topografia daquela região) e demonstrar a prontidão dos mesmos através do tiro real, realizado com sucesso. A logística desse deslocamento por terra e vias fluviais, utilizando balsas, percorreu a distância de 3.801 km.

Astros 2020 no extremo norte

O 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (Forte Santa Bárbara, Formosa, Goiás), dentro do contexto da Operação Ágata X, deslocou uma bateria reduzida do sistema de artilharia Avibras Astros 2020 até a cidade fronteiriça de Clevelândia do Norte, vizinha a Oiapoque, a 593 quilômetros de Macapá, onde no último dia 24 de outubro realizou o tiro real com foguetes de treinamento inertes (segurança), dotados de cabeça sinalizadora com pó branco para marcação de impactos. Os 64 foguetes de alcance reduzido disparados levaram menos de 30 segundos para baterem alvos a 10 km de distância

Um time de 60 militares foi destacado naquela localidade operando uma viatura posto de comando e controle de bateria; duas viaturas lançadoras múltiplas universais; uma viatura remuniciadora e uma viatura meteorológica. Esse material, de grande poder dissuasório, foi posicionado bem próximo à fronteira com a Guiana Francesa.

Segundo os militares brasileiros, a ideia por trás desse feito inédito é testar a capacidade logística de transportar esse material até aquela distante localidade em tempo hábil para garantir uma pronta resposta. A operação, planejada em 2014 segundo o CMN, serviu para verificar a funcionalidade do envio tanto dos veículos como equipamentos do sistema, subindo a foz do rio Amazonas, de balsa, entre Belém (capital do Estado do Pará) e o estado do Amapá, passando por Macapá, a capital.

À distância em linha reta entre Oiapoque e Boa Vista é de 989 km, o que ilustra bem a magnitude da tarefa quando o assunto é mover equipamentos pela fronteira norte. No entanto, Oiapoque, cidade vizinha a Clevelândia do Norte, é servida por pista de pouso asfaltada bem equipada, assim como o aeroporto de Boa Vista, permitindo assim a operação segura do futuro jato de transporte militar multitarefa KC-390, capaz de transportar as viaturas do sistema Astros 2020 (uma de cada vez), seus implementos, suprimentos e tripulações, para qualquer pista capaz de recebê-lo dentro do território nacional, a partir do Planalto Central, com grande velocidade.

Imagens: Roberto Caiafa, Comando Militar do Norte (CMN)



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto