Esquadrão Zagal começou a operar na base de Puerto Velho
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Esquadrão Zagal começou a operar na base de Puerto Velho

Radar par 2000 Zagal movel1
|

O 5º/1º GCC, Esquadrão Zagal, responsável por operar um radar de aproximação PAR 2000 T que atua na vigilância do espaço aéreo brasileiro, está concluindo sua mudança da cidade de Fortaleza, no Ceará, nordeste brasileiro, para a cidade de Porto Velho, em Rondônia, bem mais ao norte/noroeste do País.

Essa mudança de radares entre as bases aéreas segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END), de 2008, que coloca a região amazônica como prioridade das Forças Armadas.

Segundo o comandante do Esquadrão Zagal, major Regilânio Isaias Aguiar de Melo, o radar PAR 2000 T é do tipo móvel, e estar alocado junto a uma unidade operacional de defesa aérea, além de colaborar no treinamento dos controladores de tráfego aéreo da base, também contribui para a segurança de voo nas aproximações para pouso em caso de condições meteorológicas adversas. As unidades que operam na BAPV são o 2º/3º GAv, Esquadrão Grifo, que voa aviões A-29 Super Tucano, e o 2º/8º GAv, Esquadrão Poti, unidade que opera com helicópteros de ataque AH-2 Sabre.

“A presença do 5º/1º GCC no extremo oeste brasileiro é importante para aumentar a cobertura e a vigilância do espaço aéreo do País. Nossa mudança para Porto Velho pode ser considerada um reforço no âmbito dos esforços desenvolvidos juntamente com outros organismos relacionados ao controle do espaço aéreo”, afirmou o major Aguiar.

Devido à mobilidade, a função primordial do radar do Esquadrão Zagal é o deslocamento para áreas onde há uma necessidade pontual de controle. Nesses locais, não existe cobertura de radar devido à quantidade reduzida de tráfego.

Em ocasiões como operações militares, grandes eventos ou exercícios operacionais, um dos Grupos de Comunicações e Controle se mobiliza para atender a demanda. É o que deve acontecer, por exemplo, durante as Olimpíadas Rio 2016, quando haverá um fluxo maior de tráfego aéreo em determinados locais.

Mudanças para reforçar a Amazônia

Em 2010, o Esquadrão Poti saiu de Recife (PE) para a Base Aérea de Porto Velho, ocasião em que trocou seus helicópteros leves do tipo Esquilo pelos modelos de ataque do modelo russo AH-2 Sabre (MI-35M).

No mesmo ano, houve a transferência do 1º/4º GAv, Esquadrão Pacau, que opera aviões de combate F-5M, para a Base Aérea de Manaus (BAMN), conferindo pela primeira vez capacidade de combate supersônica baseada na região norte permanentemente.

Já em março de 2015, o então Ministro da Defesa, Jaques Wagner, inaugurou o Destacamento de Aeronáutica de Eirunepé, município de 30 mil habitantes localizado a 1.160 km de Manaus (base de desdobramento ocupável esporadicamente com infraestrutura mínima de pista e pátio).

Imagens: Agência Força Aérea/Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto