Operação Peace Amazon II, a história de uma viagem
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Operação Peace Amazon II, a história de uma viagem

Going back
|

No marco dos 43 anos do lançamento do Northrop F-5E Tiger II, caça que até hoje é a ponta de lança da Defesa Aérea brasileira, em sua versão modernizada, Infodefensa traz para seus leitores um pouco da história dessa aeronave na Força Aérea Brasileira, através das fotos e relatos do capitão Frank Magalhães repassados por seu filho a nossa reportagem.

Operação Peace Amazon II (1989)

No final dos anos 80, a Força Aérea Brasileira buscou nos Estados Unidos da América caças Northrop F-5E/F (22 F-5E e quatro F-5F) adquiridos de segunda mão a United States Air Force, através do contrato CASE BR-D-DAS/88, avaliado em 13,5 milhões de dólares.

Esses voos de traslado, em número de cinco, ocorreram entre 29 de setembro de 1988 a 23 de agosto de 1989.

No quarto ferry flight, o KC-137 FAB 2404 do 2º/2º GT, encarregado de prover o apoio logístico e realizar a navegação da missão, pousou em Homestead Air Force Base no dia 21 de abril de 1989.

Entre os graduados daquele grupo denominado “Bravo” estava o então sargento especialista em armamento aéreo FAB Frank Magalhães, que registrou em fotos coloridas algumas das etapas de retorno com quatro caças Northrop F-5E (FAB 4858, FAB 4861, FAB 4871 e FAB 4873) entregues.

Essa pequena esquadrilha, após uma série de contratempos, logrou chegar a Canoas, seu destino final, somente no dia 10 de maio de 1989.

A rota de retorno voada pelos militares fabianos começou em Homestead (Flórida, USA), e incluiu Nassau (Bahamas), Roosevelt Roads (Porto Rico), Ilha Margarita (Venezuela), e em território nacional, escalas em Boa Vista, Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador (região norte/nordeste), Rio de Janeiro (região sudeste) e finalmente Canoas, no Rio Grande do Sul.

Frank Magalhães, usando uma câmera 35 mm (película), muito comuns à época, registrou o KC-137 em Homestead, onde é possível ver nas imagens várias linhas de voo recheadas de caças navais embarcados Grumman F-14A Tomcat da US Navy, e os então novos General Dynamics F-16A/B Fighting Falcon da US Air Force.

O poder aéreo norte-americano visível nas fotos de solo em Homestead superava amplamente a frota de caças da Força Aérea Brasileira a época.

Na escala de Nassau, nas Bahamas, é possível ver o KC-137 FAB 2404 e dois F-5E no esquema de pintura Air Defense Command (ADC-USAF), o FAB 4873 (o outro deve ser o FAB 4858), e entre eles o FAB 4861 em pintura New Blue Agressor, simulando o padrão de cores e marcas da então União Soviética.

Entre Nassau e NAS Roosevelt Roads, Frank Magalhães realizou fotos ar-ar do elemento de caças posicionado na ala esquerda do KC-137, com um close bem detalhado no FAB 4873 em esquema de pintura ADC-USAF.

Na chegada a base da Marinha norte-americana, uma foto do pátio principal feita durante sobrevoo em formação.

No dia da partida decolando de Porto Rico, fotos feitas a partir do KC-137 no taxi. Em uma delas, é possível ver os quatro F-5E do traslado seguindo o Boeing até a cabeceira da pista.

Em voo, algumas fotos de um elemento de caças F-5E no esquema ADC-USAF fotografado pela janela do KC-137.

Também foi feito um registro da cabine de pilotagem do KC-137 FAB 2404 do 2º/2º GT e sua tripulação, durante uma das etapas do ferry flight.

O capitão Frank Magalhães, então comandante do Esquadrão de Material Bélico (EMB) da Base Aérea de Santa Maria, faleceu em 2012 aos 54 anos de idade.

As fotos históricas e informações contidas nesse artigo foram fornecidas pelo seu filho Eduardo Magalhães, de 31 anos.

Em um dos últimos registros foto antes de sua morte, o militar aparece reunido com pilotos e equipagens durante o Torneio da Aviação de Caça (TAC) 2012, realizado em Belém.

Na foto também aparece o capitão aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto falecido em dezembro daquele ano quando seu A-1 colidiu com linhas de alta tensão da Represa de Machadinho durante missão de treinamento.

Galeria de fotos

Texto: Roberto Caiafa e fotos de Frank Magalhães



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto