Brasil mostra o seu interesse no 'Predator' da General Atomics
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Brasil mostra o seu interesse no 'Predator' da General Atomics

Brazilian Visit GA 600x428
|

No final de 2015, uma comitiva de cinco militares do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), visitou a sede da General Atomics Aeronautical Systems Inc em San Diego (Califórnia), onde foram recebidos pelo Sr. Linden Blue, e pelo Sr. Frank Pace, respectivamente CEO e presidente da empresa.

Durante a visita os oficiais receberam uma detalhada apresentação sobre os Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) da General Atomics e visitaram a linha de produção da família Predator® e Gray Eagle, empregados pelas Forças Armadas dos EUA e de outros países.

Além disso, foram transportados até uma base de testes da General Atomics em Castle Dome (Arizona), onde puderam acompanhar o voo e a operação do Predator XP a partir de sua Estação de Controle de Solo. Também tiveram a oportunidade de verificar a infraestrutura de apoio necessária à operação nesse nível de complexidade dos SARP, bem como observar a sua manutenção.

O uso de drones no Brasil

As aplicações típicas previstas para emprego dos SARP no Exército estão, entre outras, relacionadas a comando e controle, obtenção de informações, vigilância da faixa de fronteira, proteção de estruturas estratégicas e ações interagências. De acordo com a doutrina do Exército, o CAvEx é o responsável pela capacitação dos operadores, pela condução das operações e pela gestão do apoio logístico de SARP enquadrados nas categorias 3 e superiores.

A operação de SARP mais complexos, com maiores alcance, autonomia e capacidade de carga, como é o caso dos Predator, é um encargo da Aviação do Exército.

Em setembro de 2015, no Centro de Instrução de Aviação do Exército, a General Atomics proferiu uma palestra sobre o desenvolvimento e a aplicação de SARP, dirigida a operadores de diversas Organizações Militares e oficiais do CAvEx e do Comando de Operações Terrestres (COTer), além de engenheiros do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da Força Aérea Brasileira.

O Predator XP é a mais recente de uma extensa linha de SARP que leva o nome Predator, começando com o bem-sucedido Predator RQ-1, voado pela Força Aérea dos Estados Unidos pela primeira vez em 1995. Desde então o Predator acumulou mais de 3,5 milhões de horas de voo oferecendo confiabilidade sem precedentes, pois a aeronave tem a maior taxa de prontidão operacional na Força Aérea dos Estados Unidos.

Os SARP da família Predator são também operados pelas Forças Armadas Americanas, Homeland Security, NASA e várias Forças internacionais. A General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI), afiliada da General Atomics, é a fabricante líder de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, radares, e soluções relacionadas a sistemas de missão.

Dissolução da Harpia Sistemas

No momento em que a Embraer Defesa & Segurança anuncia o fim da Harpia Sistemas e a Avibras assume todo o esforço industrial e tecnológico para colocar a SARP Falcão em serviço, ao menos como parte integrante das baterias Astros MK6 (Astros 2020), é digno de nota essa visita de militares brasileiros a mais conhecida fabricante norte-americana de SARP. O futuro dos programas de aeronaves remotamente tripuladas de desenvolvimento nacional pode estar em jogo no curto prazo.

Imagens: General Atomics Aeronautical Systems Inc

Legenda foto abertura (da esquerda para a direita):

A comitiva composta pelo tenente-coronel Bernardino Sant’Ana Júnior, chefe da Seção de Logística do CAvEx, senhor Paulo Ferro, International Strategic Development GA-ASI, 2º sargento André Luiz da Silva, mecânico de aeronaves e técnico em Ensaios em Voo, capitão Rodrigo Gouveia Martins, piloto de Ensaios em Voo do CAvEx, capitão Marcello Marques Loriato, instrutor de voo do CIAvEx, tenente-coronel Marcio Mituro Ohara, adjunto da Seção de Projetos Especiais do CAvEx, cel.R1 João Luiz de Negreiros Guerra, Powerpack Representações e Comércio Ltda, senhor Christopher Dusseault, Director of Programs, Predator XP GA-ASI, e senhor João de Souza Dantas, Powerpack Representações e Comércio Ltda.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto