Estados Unidos e Brasil promover a cooperação no domínio espacial
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Estados Unidos e Brasil promover a cooperação no domínio espacial

Vsb30b1 600x900
|

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu a visita técnica de integrantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), com o objetivo de promover a troca de conhecimentos sobre as atividades espaciais desenvolvidas nos dois países.

Participaram o ministro conselheiro para Assuntos Comerciais da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Enrique Galindo Ortiz, oficiais do Escritório de Ligação Militar, o oficial especialista em assuntos espaciais da 12ª Força Aérea (AFSOUTH), tenente- coronel Banta York (USAF), além de representantes da Divisão de Operações Espaciais do Comando Espacial da Força Aérea (AFSPC de acordo com sigla em inglês) e do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea (AFRL).

A atividade foi iniciada com uma apresentação institucional da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB) realizada pelo coronel-aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor do CLA. Em destaque, o histórico das atividades espaciais no Brasil, estrutura de funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), meios operacionais e de apoio atualmente disponíveis no CLA, principais operações realizadas, futuros lançamentos e desafios enfrentados pelo Centro.

Os visitantes puderam conhecer as instalações operacionais do Centro de Controle de onde é feita a coordenação das operações de lançamento, bem como as estações do Setor de Comando e Controle (SCC), entre elas, de Meteorologia, Telemedidas e Rastreio. No Setor de Preparação e Lançamento (SPL), a comitiva conheceu as novas instalações do Prédio de Segurança e do Prédio de Depósito de Propulsores, essenciais para o aumento da segurança durante as campanhas de lançamentos.

Além dos prédios recém-inaugurados, os visitantes conheceram o mock-up em dimensões reais do foguete suborbital VSB-30, veículo certificado para lançamentos no exterior que já cumpriu mais de 20 operações com sucesso em solo europeu.

A Casamata, a estrutura mais próxima das plataformas de lançamentos e que abriga em segurança parte das equipes envolvidas com as operações, foi inspecionada, assim como a Torre Móvel de Integração (TMI), estrutura de montagem e operação do futuro Veículo Lançador de Satélites (VLS), o maior foguete de desenvolvimento nacional.

Imagens: Agência Espacial Brasileira / Força Aérea



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto