Embraer vai investir 93,5 milhões para expandir suas fábricas em Portugal
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >

Embraer vai investir 93,5 milhões para expandir suas fábricas em Portugal

Kc 390 decolagem
|

Ao decolar de São José dos Campos pouco antes da meia noite de 2 de jullho, o Embraer Defesa & Segurança KC-390 deu início a seu primeiro tour de apresentações internacionais.

Após realizar escala de reabastecimento em Recife (cidade do nordeste brasileiro), o avião tomou a proa de um ponto de apoio na travessia do Oceano Atlântico, saindo da Base Aérea de Recife as 4:40am e chegando a ilha de Cabo Verde as 8:40am (horário do Brasil).

De lá, o avião seguiu viagem para a cidade de Lisboa, em Portugal,onde chegou as 14:00pm (horário de Brasília, Brasil).

Ao partir de Lisboa, o KC-390 voará até a unidade da Embraer em Évora, local da primeira apresentação internacional da aeronave antes de chegar ao Farnborough International Airshow, Reino Unido, marco da sua estréia no circuito de grandes feiras e shows aéreos mundiais.

E o KC-390 tem muito o que mostrar.

Nos últimos meses, com a entrada em cena do 2º protótipo na campanha de ensaios em voo, o programa KC-390 alcançou marcas significativas de eficiência, acerto de projeto e inovação.

Os resultados das campanhas de lançamento de cargas paletizadas por paraquedas usando a rampa, e o emprego do avião com tropas especiais e infantaria paraquedista, saltando tanto pela rampa de carga quanto pelas portas laterais foram um sucesso absoluto.

Os testes de funcionamento dos pods de reabastecimento em voo localizados nas asas também ocorreram dentro do previsto, liberando o próximo passo, as campanhas de reabastecimento em voo reais, onde o KC-390 deverá reabastecer caças F-5EFM e A-1B biplaces (usados pela presença de um observador/aviador no 2º assento), e a seguir, os caças monoplaces.

O ponto máximo da campanha de reabastecimento deverá ocorrer quando um KC-390 reabastecer outro KC-390, comprovando a viabilidade da sonda IFR montada deslocada sob o lado direito do teto do cockpit do avião.

A presença do KC-390 em Évora, anunciada pelo CEO da Embraer, Jackson Schneider, durante coletiva de imprensa, tem a ver com o fato de Portugal ser “o maior” e “mais importante parceiro” da construtora aeronáutica brasileira no projeto do KC-390, destacando que a empresa “está, inclusive, a aumentar os investimentos” em Évora, num valor global de 93,6 milhões de euros, com a ampliação das duas fábricas.

Portugal está envolvido no projeto, através do Centro de Excelência para a Inovação e Indústria (desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país, a OGMA, em Alverca, e as fábricas de Évora (construção de componentes). Além destas, “outras 13 empresas portuguesas” já estão envolvidas na cadeia de fornecedoras de peças para o KC-390, informa Jackson Schneider, revelando que, “no segundo semestre” deste ano a empresa vai “começar com uma segunda “onda” para atrair mais fornecedores portugueses” para o projeto.

Juntamente com outros 30 países, Portugal assinou uma carta de intenção de compra do KC-390 (seis aeronaves).

Em abril, numa visita às fábricas da Embraer em Évora, o ministro da Defesa Nacional do País, Azeredo Lopes, afirmou que o Estado mantém o interesse na compra destes aviões, para substituírem os atuais Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa, que têm uma vida útil de no máximo mais 10 anos, e admitiu que a decisão “vai ter de ser tomada mais tarde ou mais cedo”.

Vídeo da campanha de ensaios

Imagens: Carlos Junior (via Defesa Aérea & Naval) / EDS



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto