EE-9 Cascavel com mísseis e visão termal
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra (Portugués) >

EE-9 Cascavel com mísseis e visão termal

Visao termal dois cascaveis
|

O Comando Logístico do Exército Brasileiro (EB) divulgou imagens e vídeos do desenvolvimento de um upgrade com visão termal e mísseis guiados anticarro para a frota de carros 6x6 sobre rodas EE-9 Cascavel, em serviço em grande número no EB.

Sistemas óticos de pontaria obsoletos e a falta de visão termal (configuração atual), limitam os blindados brasileiros a missões diurnas de baixa intensidade.

A upgrade em desenvolvimento tem o potencial de tornar esse veloz reconhecedor armado com canhão de 90 mm mais efetivo, especialmente em operações noturnas.

O sensor

Não foi divulgado o fornecedor da visão termal, mas o Exército vem trabalhado há muitos anos com a Optovac Mecânica Optoeletrônica, especializada em equipamentos de optrônica e visão noturna.

A empresa foi adquirida em 2012 pelos franceses do Grupo Safran, e já desenvolveu uma série de visores termais para uso da infantaria e artilharia, portanto, existe know-how para o desenvolvimento de uma nova versão, embarcada em veículos blindados.

No vídeo é possível observar que o sensor foi montado sobre o tubo da arma principal de 90 mm, em uma espécie de bandeja de aço reforçada.

No interior do carro, monitores HD monocromáticos touch screen com simbologia intuitiva permitem ao comandante e motorista verem (e gravarem) o que está sendo captado pelo sensor (calcula-se um alcance de 2 km para detecção de fontes emissoras de calor).

O lançador ATGM

A instalação ainda é bem simples (protótipo). De cada lado da torre do EE-9 pende um suporte reforçado motorizado, capaz de mover-se em deriva e elevação de forma limitada.

Atachado ao suporte, um tubo selado contendo um Anti Tank Guided Missile (ATGM), no caso do Exército Brasileiro, do tipo MSS 1.2 adquirido a Mectron.

Esse sistema anticarro brasileiro, na sua versão de infantaria, é usado com um homem transportando a unidade de guiamento/pontaria, e outro o tubo selado com o míssil.

Não foram divulgados detalhes da instalação e integração do sistema de guiamento/pontaria do míssil no interior da torre. É visível no vídeo uma montagem retrátil tipo periscópio, mas certamente é um desenho preliminar de testes.

O MSS 1.2 é guiado até o alvo por um feixe laser (bean rider). Esse armamento, provavelmente, deverá ser operado somente pelo comandante do carro. Dados sobre a quantidade de mísseis transportados, e a possibilidade de recarga dos tubos ainda são desconhecidos.

O sensor termal deverá ser capaz de proporcionar o tiro noturno com esse armamento, tornando o EE-9 Cascavel extremamente letal em combate urbano e no reconhecimento armado ligeiro.

Veja aqui o vídeo.

Imagens: Roberto Caiafa / Comando Logístico do Exército Brasileiro



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto