AH-15B - O mais sofisticado helicóptero já produzido no Brasil é apresentado
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

AH-15B - O mais sofisticado helicóptero já produzido no Brasil é apresentado

RVC 8183
|

A Helibras, na última terça-feira, 25 de outubro, em dia histórico para a Aviação Naval da Marinha do Brasil (que recentemente comemorou o seu Centenário) realizou o voo de apresentação do primeiro H-225M de cinco unidades "operacionais" do mais complexo helicóptero desenvolvido e produzido pelo Centro de Engenharia da empresa dentro do programa H-XBR, contrato assinado em 2008 com o Ministério da Defesa para o fornecimento de 50 unidades de médio porte biturbinas.

O protótipo BRA-05 conta com o Sistema Tático de Missão Naval, desenvolvido pela Helibras conforme especificações de missões emitidas pela Marinha do Brasil, decolou do pátio da fábrica da empresa, localizada em Itajubá (MG).

O helicóptero possui uma sofisticada suíte de sensores formados pelo radar de patrulha APS-143, torreta FLIR CCD/TV/Telêmetro laser/ visão termal e sistema de inteligência digitalizado preparado para programar e disparar dois mísseis Exocet AM39 B2M2 de última geração, cada um pesando 650 KG (mais de 100 km de alcance assegurado).

Os cinco AH-15B, denominação do tipo em serviço, possuem sistemas de alerta laser (LWS), sistema de alerta de aproximação de mísseis (MAWS) e sistema de alerta radar (RWR), além de um completo pacote chaff/flare com dois lançadores instalados na cauda da aeronave.

Até junho de 2016, a Marinha recebeu sete H-225M. A apresentação da versão operacional ASuW (guerra anti-superfície) marca a conclusão do desenvolvimento do sistema tático de missão dentro do cronograma, os rigs de integração finalizando a seguir os trabalhos de desenvolvimento para a etapa de avaliação operacional dos cinco exemplares capazes de portar e lançar mísseis MBDA Exocet AM.39 M2B2.

A chegada dos H-225M ASuW significa que a força tarefa da Esquadra poderá contar com uma cobertura de proteção em 360º voando até 150 milhas a frente dos navios, na direção mais prevista das ameaças de superfície.

Esse helicópteros poderão somar ao seu próprio alcance o desempenho dos mísseis AM.39 Exocet M2B2 equipados com motores foguete fabricados no Brasil pela Avibras em parceria com a MBDA, a fabricante original do Exocet.

Galeria de fotos

Imagens: Roberto Caiafa / Infodefensa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto