Brasil recebem kits de camuflagem multiespectral no próximo lote de Manpads Saab
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Brasil recebem kits de camuflagem multiespectral no próximo lote de Manpads Saab

Demonstração do traje SOTACS. Foto: Roberto Caiafa
|

Saab vai fornecer kits de Rede de Camuflagem Ultraleve ou Ultra Lightweight Camouflage Screen (ULCAS) como parte do próximo lote de Saab RBS Manpads 70V/SHORAD adquirido para os Grupos de Artilharia Antiaérea no Brasil. Os kits serão usadas para para proverem a proteção dos postos de lançamento. Com esta aquisição, o Brasil começa a fazer contato com a tecnologia de camuflagem multiespectral.

As capacidades e recursos tecnológicos da camuflagem multiespectral foram demonstrados pela SAAB Barracuda durante briefing de imprensa realizado na cidade de São Paulo.

O evento também contou com a participação do professor Oliver Stuenkel, PhD em Ciências Políticas e coordenador da Escola de Ciências Sociais (CPDOC) e do MBA em Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Stuenkel apresentou uma palestra sobre as rápidas e constantes mudanças no cenário de Defesa e Segurança no mundo atual.

A seguir, Joakim Schakemborg (diretor de vendas e marketing para a América Latina) e o coronel-de-artilharia R1 Virgílio da Veiga Júnior (diretor de vendas para o Brasil) realizaram uma demonstração de sistemas de camuflagem multiespectral.

Também foi comentada a aplicação dessas soluções à realidade do País e da América Latina.

Na demonstração "indoor" foi usado um pequeno sensor infravermelho portátil, acessível a qualquer pessoa pela internet.

Plugado a um Iphone, a imagem na tela confirmou a proteção do traje SOTACS.

Na etapa seguinte, ocorreu uma insólita demonstração das capacidades ULCAS de proteção térmica nas ruas de São Paulo, em pleno sol do meio dia.

Evolução tecnológica constante

A camuflagem surgiu para ludibriar o olho humano, o sensor disponível aos soldados no campo de batalha na antiguidade.

Na atualidade, neutralizar sensores atuando no espectro eletromagnético, de ondas infravermelhas, amplificação termal e ultravioleta, entre outros, são os requisitos atendidos pela camuflagem multiespectral.

O objetivo é que tropas inteiras e seus equipamentos, veículos e logística possam passar virtualmente desapercebidos aos sensores do adversário. Esse é exatamente o conceito de "Gerenciamento de Assinatura" desenvolvido pela sueca SAAB Barracuda.

O Sistema de Camuflagem Móvel ou Mobile Camouflage System (MCS) proporciona proteção multiespectral para viaturas em deslocamento ou estacionadas, escondendo-as no terreno.

A tecnologia MCS também diminui significativamente o calor acumulado por veículos e equipamentos em zonas quentes, etc.

Isso significa maior economia de combustível e menor desgaste de pessoal e material, para citar uma vantagem.

Já para o soldado de operações especiais em áreas de alto risco, permanecer despercebido é crucial.

As propriedades multiespectrais dos trajes Special Operations Tactical Suiting (SOTACS) reduzem o risco de detecção, permitindo ao homem concentrar-se completamente na sua tarefa.

SOTACS é especialmentees recomendado para a dupla caçador (sniper) e spotter (apontador).

A Rede de Camuflagem Ultraleve ou Ultra Lightweight Camouflage Screen (ULCAS ) é um material de camuflagem multiespectral avançado que fornece proteção de assinatura para viaturas e outros objetos estáticos.

Sobreposta a veículos e equipamentos motorizados "vestidos" com o MCS, torna-se ainda mais eficiente.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto