BAE desembarcou no Brasil o primeiro lote de obuseiros M109A5
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

BAE desembarcou no Brasil o primeiro lote de obuseiros M109A5

Obuseiro autopropulsado M109A5 chega ao Brasil. Fotos: COLOG
|

O primeiro lote de obuseiros autopropulsados do tipo M109A5, modernizados pela BAE Systems America atendendo a um contrato com o Exército Brasileiro, chegou ao Brasil através do porto da cidade do Rio de Janeiro.

Nas imagens divulgadas pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG) é possível observar pelo menos um exemplar sendo desembarcado. Esse M109A5 estará em exposição na LAAD Defence & Security 2017, que acontece no Riocentro (RJ), entre os dias 04 a 07 abril.

Os novos M109A5+ BR serão entregues a partir de 2018 equipados com um medidor de Velocidade Inicial (V0 – Muzzle Velocity Radar System) e um sistema de travamento automático do tubo (Remote Actuated Travel Lock) similares aos usados nos M109 A6 Paladin, mais um sistema rádio Falcon III (Harris).

Também foram instalados equipamentos de navegação inercial e GPS mais um sistema eletrônico de pontaria e computador de tiro (aumentando a precisão). Esse sistema proporciona maior rapidez na entrada em posição e execução do primeiro disparo, bem como trará maior agilidade nas medidas de proteção contra fogos de contrabateria.

Alguns componentes do modelo A5 serão mantidos, como o tubo M284, o reparo M182, o sistema hidráulico e o patim (esteira) T154.

Toda essa tecnologia agregada ao carro será aliada ao AFATDS (Advanced Field Artillery Tactical Data System), sistema que automatiza as comunicações entre os subsistemas da Artilharia, no Exército dos Estados Unidos, e que no Brasil será chamado de SISDAC (Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha).

O SISDAC proporcionará maior integração entre os elementos de busca de alvos, os controladores de apoio de fogo, as centrais de tiro e as linhas de fogo, dando a possibilidade de simultaneidade de execução de missões de tiro pela mesma linha de fogo, aumentando sobremaneira as capacidades da Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

Na imagem que encerra esse artigo, é possível observar o M109A5 sendo transportado com forte escolta, em direção ao Riocentro, na Barra, local onde acontecerá a LAAD 2017.

Imagens: COLOG / Exército Brasileiro.



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto