Feira do Brasil vai reunir mais de 37.000 visitantes no Riocentro
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Brasil (Portugués) >

Feira do Brasil vai reunir mais de 37.000 visitantes no Riocentro

Cerimônia de abertura da LAAD Defence & Security 2015. Fotos: Roberto Caiafa
|

O ano de 2017 promete ser intenso para o setor de Defesa no Brasil, já que o Ministério da Defesa e as Forças Armadas entregaram para apreciação e votação do Congresso Nacional as versões atualizadas da Política Nacional de Defesa (PND), da Estratégia Nacional de Defesa (END) e do Livro Branco da Defesa Nacional.

O Governo Federal também anunciou investimentos de R$ 450 milhões no Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Outro fato de destaque é o lançamento, em março, do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). Dois marcos da pasta Defesa em 2017.

Entre os Programas Estratégicos das Três Forças, o PROSUB da Marinha avança para a entrega do primeiro de quatro submarinos convencionais S-BR enquanto constrói os estaleiros e a base naval em Itaguaí (RJ); na Força Aérea, a remodelação organizacional e implementação das novas ALAS segue lado a lado com o desenvolvimento do jato de transporte militarKC-390 (28 exemplares encomendados); no Exército, o Programa Estratégico Guarani deverá apresentar a nova versão desse veículo blindado 6x6 armada com a nova torre TORC30. Ao mesmo tempo, a Força Terrestre vai ampliar suas capacidades de simulação viva, virtual e construtiva (treinamento), e de atuação na Defesa Cibernética.

É neste cenário que acontece, no Rio de Janeiro, a LAAD Defence & Security 2017, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina (programada para o início de abril). O encontro, realizado bienalmente, reúne empresas nacionais e internacionais fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas e Forças Policiais, além de gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica.

As mais de 600 marcas expositoras do evento oferecem soluções em áreas como engenharia aeronáutica; engenharia naval; equipamentos pessoais e táticos; munição e armamento; ópticos e optrônicos; consultoria, treinamento e serviços; cyber defence & cyber security; contraterrorismo; transmissão, comunicação e posicionamento; emergência, salvamento e resgate; controle de acesso e vigilância; perícia criminal e forense; veículos; entre outras. No total, o público visitante esperado para o evento é de mais de 37 mil profissionais qualificados.

A feira deverá receber, segundo seus organizadores, 195 delegações oficiais provenientes de 85 países com destaque para Ministros de Defesa e autoridades de alta patente das Forças Armadas da América Latina, que participam de reuniões com as empresas expositoras e também de encontros bilaterais com autoridades brasileiras.

Outro importante programa é o de Segurança Pública, que reúne alguns dos principais colegiados do setor em reuniões de trabalho que acontecem durante o evento. Entre os órgãos que já confirmaram a realização de encontros durante a feira estão o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (CONSESP),Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM), Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM), Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC); Conselho Nacional de Dirigentes de Perícia Criminal (PERÍCIA);Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).

“Os setores de defesa e segurança têm trabalhado de forma integrada e utilizam em suas operações as mais modernas soluções e tecnologias disponíveis. Especificamente no Brasil, que representa mais de 40% dos investimentos militares na América Latina, esses setores têm registrado crescimento nos últimos anos, atendendo à demanda por modernização e reaparelhamento das Forças Armadas do Brasil, por meio de projetos estratégicos”, destaca Sergio Jardim, diretor geral da empresa organizadora da LAAD Defence & Security.

O Ministério da Defesa brasileiro firmou vários acordos firmados que podem resultar em bons negócios durante a LAAD Defence & Security. Após assinar um memorando de cooperação em assuntos de Defesa com Portugal, país que é parceiro na fabricação do jato militar de transporte KC390, o Ministro da Defesa Raul Jungmann também anotou resultados positivos durante conversações com embaixadores e representantes 30 países da Comunidade Europeia (União Europeia ou UE)

“A LAAD 2017 será uma oportunidade ímpar para prospectarmos novas parcerias entre nossos países na área de produtos de defesa, pois a ampliação da cooperação com países parceiros e a ênfase na cooperação regional como fator dissuasório são elementos que aproximam a nova Estratégia Global europeia da nova política de defesa brasileira”.

Segundo o ministro, “a América do Sul e a Europa são fatores de estabilidade estratégica global, em um mundo de permanentes tensões e crescentes incertezas. Coincidimos em nossa caracterização como continentes de paz, cooperação e desenvolvimento humano sustentável. Brasil e Europa são provedores de “bens e serviços públicos globais” de paz e desenvolvimento”.

Seminários

Uma tradição das edições anteriores, os seminários da LAAD Defence & Security proporcionam uma ampla programação de conteúdo que fomenta a discussão dos principais temas ligados aos setores, sempre contemplando os aspectos técnicos e estratégicos. O V Seminário de Defesa abordará temas como Atuação das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO); Guerra Híbrida no Contexto Brasileiro; Estratégia para a Implementação de Acordos de Compensação (Offset) nas Aquisições Internacionais; e O Braço Empresarial das Forças Armadas e o Papel da Indústria de Defesa na Economia Globalizada.

No VI Seminário de Segurança, as discussões abrangem a Gestão em Sistema Prisional; O Combate a Grupos Organizados; Inteligência e Contrainteligência no Atual Cenário Sociopolítico; Questões Atuais em Cibersegurança Corporativa; Corrupção e Compliance; A Tecnologia para o Aumento de Eficiência do Trabalho Policial; e Ferramentas de Gestão em Segurança Corporativa. Outro evento de conteúdo simultâneo à feira, o VIII Simpósio Internacional de Logística Militar (organizado pelo Ministério da Defesa) será exclusivo para oficiais-alunos das escolas militares ligadas às três Forças.

A LAAD Defence & Security coloca frente a frente empresas expositoras, visitantes nacionais e internacionais e os principais compradores (tomadores de decisão) dos setores segurança e defesa do Brasil e do exterior. Para obter esse resultado, o Programa VIP reúne autoridades das áreas de aquisições, compras, logística e suprimentos das Forças Armadas, de órgãos de Segurança Pública e do mercado de Segurança Corporativa e agenda reuniões desses convidados com expositores durante o evento.

Imagens: Roberto Caiafa



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto